Após três dias, os trens da Trensurb voltaram a circular em todas as estações. Por volta das 6h desta quinta-feira (23), o serviço nas estações Mercado, Rodoviária e São Pedro, fechadas em função de alagamentos nos trilhos, foi retomado. O intervalo entre as viagens é de aproximadamente 12 minutos.
Às 5h, a empresa chegou a informar a retomada das operações. No entanto, uma nova interdição ocorreu por cerca de 30 minutos.
Na última segunda-feira, os alagamentos provocados pela cheia do Guaíba provocaram o fechamento das estações Mercado, Rodoviária e São Pedro. Os trens ficaram circulando somente entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo, com intervalos de 15 minutos. No dia, a régua do Cais Mauá, no começo da tarde, o nível chegou a 3m19cm. As comportas do muro da Avenida Mauá e da Avenida Castello Branco precisaram ser fechadas novamente.
Em razão da interrupção, ônibus foram colocados à disposição dos usuários para fazer o transporte até as estações fechadas. No final da segunda-feira, filas de espera e ônibus lotados eram o resumo do transtorno em razão do fechamento das estações. Ao longo da segunda e da terça-feira, segundo a Trensurb, até 12 coletivos da Capital circularam em ambos os sentidos no trajeto.
Usuários reclamavam da demora para embarcar e a pouca oferta de transporte. O tempo médio de espera por um veículo variou entre 25 a 40 minutos. Na quarta-feira, após tratativas a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Metroplan e Trensurb definiram que 10 ônibus de Porto Alegre e seis de concessionárias metropolitanas ampliaram o serviço. Com a reabertura das estações, o serviço de ônibus foi desativado.
Na terça-feira (22), o Guaíba chegou a 3m46cm, inundando o Quarto Distrito, sobretudo após uma comporta ceder à pressão da água e os trechos 1 e 3 da Orla.