O Muro da Mauá e o sistema de diques protegeram Porto Alegre nesta semana, na maior enchente do Guaíba desde 1941. Na terça-feira, o rio atingiu a marca de 3m46cm no Cais Mauá, o que representa 46 centímetros acima da cota de inundação. Com as comportas fechadas, o Centro Histórico ficou seco.
Quando subi em uma escada para observar a água retida pelo muro na área portuária, fiquei imaginando onde chegaria a inundação sem a proteção. Em 1941, com nível de 4m76cm, barcos cruzavam a Praça da Alfândega e ruas centrais. No interior do Mercado Público, a água chegou a 1m10cm. Na enchente de 1967, com nível de 3m13cm, a água ficou na altura dos calcanhares dos pedestre nas ruas e calçadas. Sem o muro, o Guaíba invadiu o Centro Histórico e provocou muitos transtornos na rotina da cidade.
Afinal, como estaria Porto Alegre sem o sistema proteção na enchente desta semana? A pedido da coluna, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fez uma simulação. A concepção e elaboração é do aluno de doutorado Iporã Possanti e dos professores Fernando Dornelles e Joel Goldenfum. O mapa considera a marca de 3m46cm do Guaíba no Cais Mauá.
A inundação chegaria ao Mercado Público e Praça da Alfândega. As principais vias da parte baixa do Centro Histórico estariam com água, como Rua Sete de Setembro, Avenida Júlio de Castilhos, Rua Siqueira Campos e parte da Rua dos Andradas. Todo o entorno da rodoviária ficaria inundado. No bairro Floresta, teria água até pontos da Avenida Farrapos. A inundação atingiria grande parte do 4º Distrito.
O mapa mostra que seria grande a área tomada pela água dos rios na Zona Norte. Da Arena do Grêmio até o Aeroporto Salgado Filho estaria tudo inundado.
Qual seria a altura da água no Centro Histórico? O diretor do IPH, Joel Goldenfum, acredita que em muitos locais estaria entre na altura das canelas ou joelhos dos pedestres. É claro que teria muita variação, porque alguns pontos são mais baixos que outros. Os automóveis não poderiam circular.
O sistema de proteção de Porto Alegre foi discutido depois da tragédia de 1941, mas só saiu do papel após a enchente de 1967. O Muro da Mauá foi construído entre 1971 e 1974. O sistema externo é formado por diques e o muro, entre a freeway, ao Norte, e a Avenida Diário de Notícias, ao Sul. A proteção também tem os diques internos, como a Avenida Ipiranga, que evita o transbordamento do Arroio Dilúvio. O sistema de proteção tem no total 68 quilômetros, considerando as áreas externas e internas.
Observação: pelo levantamento da prefeitura de Porto Alegre, nível em 1941 foi 4,75 metros. Em livros sobre a grande enchente e publicações da época, a marca consolidada é 4,76 metros.