Mesmo com a redução no nível do Guaíba neste domingo (1), várias famílias tiveram que sair de suas casas e ir para abrigos provisórios por conta das enchentes. Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 180 pessoas foram levadas a dois locais de acolhimento em Porto Alegre. Há 74 desabrigados no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), no bairro Santana, e 106 na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada.
O número é maior do que o registrado ontem. Na tarde de sábado (30), havia 155 pessoas fora de casa por conta das inundações, conforme o órgão. Ainda há moradores acampados nas áreas secas da Ilha das Flores, famílias que não querem se afastar dos seus pertences.
De acordo com a Defesa Civil, persistem os pontos de alagamento principalmente na zona sul da Capital e na região das ilhas. Há pontos de atenção na Vila dos Sargentos, na Vila dos Pescadores, na Vila Beira-rio, na Ilha Mauá, na Ilha dos Marinheiros, na Ilha das Flores e na Ilha do Pavão.
Entre a madrugada e a manhã deste domingo (1), o nível do Guaíba teve leve redução, de forma que não está previsto o fechamento de mais comportas ao longo do dia.
Medição atual
Os dados da Defesa Civil indicam que, no Cais Mauá, a medição foi de 2m73cm às 9h, mais baixo do que os 2m84cm metros registrados no final da tarde de sábado (30). A cota de inundação é de 3m.
No momento, o órgão está analisando os locais alagados, para verificar se há condições de as famílias retornarem para seus lares. Mesmo com a trégua nas chuvas, a água ainda não recuou totalmente nessas regiões, e a situação piorou com os fortes ventos de sábado.
A Fasc segue acompanhando a situação e atendendo pessoas que precisaram deixar residências nas localidades afetadas.
— Essas famílias de ambos os abrigos são oriundas da Ilha da Pintada, em sua grande maioria. Estávamos com um terceiro abrigo, mas não houve a necessidade de manter. Concentramos nos esforços na paróquia na própria ilha e no ginásio do Demhab — explica Cristiano Roratto, presidente da fundação.
Alterações no trânsito
Os alagamentos também provocaram alterações no trânsito na zona sul de Porto Alegre. Conforme informado pela EPTC, há bloqueio total no trecho que vai do encontro da Avenida Guaíba com a Rua dos Minuanos até o cruzamento da Guaíba com a Avenida Guarujá.
Ainda no bairro Guarujá, estão interditadas as ruas Jacipuia e Guenoas. Outras vias da zona sul também estão parcialmente bloqueadas. Entre elas, está o trecho de encontro da Avenida Guaíba com a Rua Leblon até o ponto em frente ao Clube do Professor Gaúcho.