Entre a madrugada e a manhã deste domingo (1), o nível do Guaíba teve leve redução, de forma que não está previsto o fechamento de mais comportas ao longo do dia. Conforme dados da Defesa Civil, no Cais Mauá, a medição foi de 2m74cm às 7h30min, mais baixo do que os 2m84cm registrados no final da tarde de sábado (30). A cota de inundação é de 3 metros.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, a baixa no nível do Guaíba tem a ver com a diminuição na intensidade do vento, que foi de 25 km/h, ontem, para 15 km/h neste domingo. No entanto, como o vento continua soprando na direção Sul, o que dificulta o escoamento da água para a Lagoa dos Patos e faz com que fique mais represada em Porto Alegre, a tendência é de que as comportas fechadas ontem permaneçam assim hoje.
- Número 11, que fica no acesso à Avenida São Pedro
- Número 4, próxima à Avenida Sepúlveda
- Número 6, que afeta as operações do Catamarã no Cais Mauá — no momento, serviço funciona apenas no Pontal
— Seguimos em alerta, pois qualquer elevação na velocidade do vento pode fazer com que o nível da água volte a subir. Estamos em diálogo com a Superintendência de Portas e Hidrovias (SPH) para avaliar a abertura das comportas 4 e 6, fechadas ontem, mas, neste momento, a tendência e de não abrir hoje, pois o vento segue de Sul. Estamos em fim de semana, onde temos um efetivo menor do que durante a semana, então para evitar correria para fechamento de portões, a recomendação seria manter eles fechados, caso o nível volte a subir — afirma Maurício Loss.
No cenário atual, do total de 14 portões do sistema de contenção de enchentes da Capital, quatro permanecem abertos neste domingo: os de número 1, 2, 12 e 14. O portão 1 é o que fica junto à Usina do Gasômetro, sendo usado como acesso de veículos ao Cais Embarcadero, e o 2 é o de acesso de pedestres ao local.
Segundo Maurício, esses são portões em nível mais alto, na comparação com os demais. Já os portões 12 e 14 estão localizados próximo ao DC Navegantes e à Avenida Cairú, e dão acesso à Voluntários da Pátria.