Correção: a cota de inundação do Guaíba foi superada pela primeira vez desde a construção do Muro da Avenida Mauá, e não da enchente de 1941 como publicado entre 16h50min e 17h19min deste sábado (30). O texto já foi corrigido.
A Prefeitura de Porto Alegre fechou três comportas do sistema de contenção de enchentes por conta da elevação do Guaíba neste sábado (30). O nível da água no Cais Mauá oscilou entre 2,80 metros e 2,90 metros no dia; a cota de inundação é de 3 metros, que foi superada na quarta-feira (27) pela primeira vez desde a construção do muro da avenida.
A última medição da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), das 16h, indica que o Guaíba estava em 2,82 metros. No terminal do Catamarã, em Guaíba, o nível marcou 2,66 metros às 17h.
O primeiro portão fechado foi o de número 11, localizado no acesso à Avenida São Pedro. Depois, no fim da tarde, com o auxílio de um caminhão munck, os servidores trancaram o portão 4, que fica próximo à Avenida Sepúlveda. Sacos de areia também foram depositados nos dois lados da comporta para evitar que a água passe pelas frestas.
O último fechado foi o 4, que, por isso, obrigou a suspensão das operações do Catamarã e do Barco Cisne Branco. O trabalho foi feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), com ajuda da Cootravipa.
— As equipes da prefeitura são reduzidas no fim de semana, então preferimos fechar os portões, de maneira preventiva, durante o dia, porque o vento poderia ficar mais forte à noite, represar mais a água, o nível subir e a gente poderia não ter equipe suficiente (para fechar as comportas) — justificou Maurício Loss, diretor-geral do Dmae.
Segundo ele, os técnicos estudam fechar outros os portões 12 (Avenida Voluntários da Pátria) e 14 (DC Navegantes). Isso poderá ocorrer na manhã de domingo (1º) caso o nível do Guaíba não recue. A decisão será tomada com o monitoramento até a meia-noite.
Se o novo fechamento ocorrer, das 14 comportas do Muro da Avenida Mauá, apenas a 1 (Usina do Gasômetro) e a 2 (Cais Embarcadero) ficarão abertas. O nível em ambas não preocupa a prefeitura no momento.
— Vamos manter o nível de atenção até quarta-feira (4), dia em que a previsão indica 50mm de chuva em Porto Alegre. Até lá vamos monitorando o lago para tomada de decisões — acrescenta o diretor-geral do Dmae.
Vento é o culpado
Segundo a Sala de Situação da Sema, a elevação do nível do Guaíba neste sábado tem ligação com vento sul registrado na região: ele teve intensidade suficiente para "represar" a água no lago e gerar um fluxo no sentido contrário. Ou seja, a água teve dificuldade para seguir o curso no sentido à Lagoa dos Patos, no sul do Estado.
O vento, porém, perdeu força durante a tarde e o Guaíba ficou estável. No domingo, conforme a Sala de Situação, a previsão indica que o vento sul seguirá, mas com menos intensidade na comparação com o sábado. Isso fará com que o lago varie entre estabilidade e declínio no nível da água.