A elevação do nível do Guaíba registrada neste sábado (30) em razão do vento sul já causa alagamentos e alterações no trânsito na zona sul de Porto Alegre. Conforme a Defesa Civil, mesmo com a trégua nas chuvas, a água ainda não havia recuado totalmente em algumas regiões. Com a nova cheia, mais pontos de inundação apareceram.
De acordo com o órgão, as áreas que mais exigem atenção são a Vila dos Sargentos, no bairro Serraria, e a Vila dos Pescadores, no bairro Vila Assunção. Há, ainda, alagamentos em vias dos bairros Guarujá e Lami e alagamento parcial Avenida Guaíba, na Orla de Ipanema. Na sexta (29), a Orla havia começado a receber reparos.
Conforme informado pela EPTC, há bloqueio total no trecho que vai do encontro da Avenida Guaíba com a Rua dos Minuanos até o cruzamento da Avenida Orleaes com a Rua Criciúma.
Outras vias da Zona Sul também estão interditadas. No bairro Guarujá, a EPTC informa que há bloqueio total nas ruas Jacipuia, Oiampi e Guenoas, além do trecho de encontro da Avenida Guarujá com a Avenida Guaíba. Na região do Lami, há bloqueio no Beco do Pontal com a Estrada Otaviano José Pinto.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) informou que, até o momento, não há registro de desabrigados e desalojados oriundos da zona sul de Porto Alegre. A fundação segue acompanhando a situação e atendendo pessoas que precisaram deixar residências em outras localidades afetadas, como a região das ilhas.