As águas do Guaíba invadiram os trechos 1, 2 e 3 da Orla, na Capital, nesta quarta-feira (27). O nível da água ultrapassou 17 cm da cota de inundação, atingindo 3m17cm, segundo medição feita mais cedo na régua do Cais Mauá. Esta é a maior elevação desde a enchente histórica de 1941.
Em imagens feitas Mateus Bruxel, fotojornalista de GZH, e pelo governo do Estado, é possível ver que parquinhos, academias públicas, áreas de passeio, pistas de skate e quadras esportivas submersas. Além da água, a elevação do Guaíba também trouxe para os trechos da Orla diversos detritos, como pedaços de árvores e sacos de lixo.
As comportas, sistema de contenção de enchentes da Capital, as comportas, foram totalmente fechadas na noite de terça (26). Apesar disso, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), sacos de areia precisaram ser usados em frente aos portões do Cais na tentativa de impedir o avanço da água, que chegou até a Avenida Mauá, no Centro Histórico.
A Defesa Civil do município prorrogou, na noite passada, o alerta meteorológico que está em vigor desde o último dia 18. Desta vez, além de possíveis inundações, o órgão lista a possibilidade de riscos geológicos. O aviso é válido até sexta-feira (29).