Da calçada junto à avenida Diário de Notícias, dá para ver a fumaça subindo e sentir o cheirinho que faz salivar a boca de quem gosta de carne. Esses dois sinais levam ao estacionamento do BarraShopping Sul, na zona sul de Porto Alegre, onde acontece no sábado (22) e neste domingo (23) o Brasa&Barra Festival, evento de gastronomia, cerveja artesanal e música ao vivo.
Já na entrada o visitante é recepcionado por um fogo de chão onde são assadas, durante pelo menos seis horas, uma dezena de espetos de costela. Essa foi a adaptação que o Pobre Juan, tradicional restaurante do shopping, decidiu fazer para participar da festa.
— A costela fica num fogo bem lento e é regada com uma salmoura, para hidratar. A gente desossa para servir cerca de 300 gramas por pessoa. No sábado vendemos cerca de 200 quilos, e hoje temos mais 180 para preparar— afirma o assador paulista Geraldo Ribeiro, que serviu à reportagem uma carne que derreteu na boca, acompanhada de farofa.
Direto do bairro Belém Velho, Fátima Matos, de 47 anos, aprovou a costela assada por Geraldo e os chopes:
— Tá uma maravilha, música boa, preços acessíveis. Encontrei chope por R$ 15 e costela por R$ 35.
Adaptação dos menus
De acordo com o organizador do evento, Zi Saldanha, alguns restaurantes do próprio shopping toparam o desafio de adaptar seus menus tradicionais à brasa. Além do Pobre Juan, participam Roister, que oferece sanduíche de pastrami e hambúrguer na brasa, Otto, com polenta palito e Paella Campeira, os lanches preparados pelo Ô Xiss, entre outros.
A opção mais inusitada talvez seja a comida do Solos Costero, restaurante especialista em frutos do mar que trouxe polvo e ostra para o menu do festival.
— Sabíamos que não ia ser possível confrontar o churrasco, então preferimos fazer o que fazemos de melhor, oferecer algumas entradas e pratos menores com frutos do mar. Foi um acerto, somos um dos que estão vendendo mais. Trouxemos ostras frescas e ostras assadas na brasa, que finalizamos com vinagrete. Também fazemos uma versão de xixo, com polvo, lula, camarão, cebola e tomate — explica o chefe de cozinha e sócio do Solos, Gustavo Nichterwitz.
Também participam do evento marcas de cerveja artesanal, sobremesa e um restaurante convidado, o Rancho 141. Com seu churrasco americano “American BBQ”, de costela e brisket, suas fritas e "mac 'n cheese", receita tradicional nos EUA de macarrão com queijo, o restaurante fez sucesso e teve filas de clientes.
— Este é o primeiro Barra & Brasa, e ele leva como mote o fato de que Porto Alegre está buscando ser a capital mundial de churrasco e de que este local já é um ponto importante de gastronomia e turismo. O evento está sendo um sucesso total e a ideia é colocá-lo no calendário do shopping, fazendo um ou dois por ano — afirma Zi Saldanha, organizador do evento.
A previsão inicial de público, segundo Saldanha, era de sete mil pessoas por dia. A estimativa já foi superada no sábado, quando foram registrados 14 mil visitantes. A expectativa é de repetir o número neste domingo, sendo que o maior volume de pessoas deve comparecer no final da tarde, já que o pôr do sol tende a reunir mais gente.