Ocorre neste domingo (23) a prova de conhecimentos para candidatos que concorrem às vagas de conselheiros tutelares para Porto Alegre. Os aprovados irão atuar nos próximos quatro anos, na gestão de 2024-2027.
O exame é aplicado no prédio sete da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde as 9h10min. Cada candidato terá 4h30min para responder a 60 questões de múltipla escolha sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relações humanas e legislações trabalhistas pertinentes ao público infantojuvenil.
Após a realização da prova, os candidatos aprovados deverão passar pelo processo de eleição, que está previsto para ocorrer no dia 1º de outubro. O processo eleitoral deste ano será totalmente digital.
A seleção deste ano escolherá 50 conselheiros titulares e outros cem suplentes. Para a prova de hoje, 282 candidatos estavam inscritos e apenas cinco não compareceram.
Os conselheiros eleitos atenderão casos emergenciais de suspeita ou confirmação de abuso sexual, maus tratos, abandono de incapaz e toda e qualquer situação que for avaliada como emergencial e que envolva o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.