As redes sociais, ao lado das novas tecnologias, chegaram para transformar as tendências em todas as áreas do mundo: gastronomia, moda, comportamento. A possibilidade de lançar movimentos nas plataformas digitais virou de cabeça para baixo o dia a dia de profissionais, que perceberam esses espaços como grandes oportunidades de fidelização de clientes e de consolidação de produtos.
Não à toa, de tempos em tempos, surge uma nova moda que se espalha pelos mundos real e virtual. A sensação da vez é o croissant roll, também conhecido como New York Roll, uma espécie da típica iguaria francesa em uma versão achatada, com cobertura e muito recheio. A novidade se espalhou em Nova York, nos Estados Unidos, e logo se destacou na internet, chegando ao Brasil – confeitarias de São Paulo e do Rio de Janeiro já servem o doce.
Mirella Tellini Aranha, chef pâtissier com especialização em confeitaria francesa e gerente de produção da Presstisserie, em Porto Alegre, é responsável por trazer a receita para a Capital. Ela é a autora da famosa mil-folhas do Press, que conquista clientes há quase 20 anos.
– Eu acredito que as redes sociais são responsáveis por disseminar tendências com uma rapidez incrível e de forma mundial. Há 18 anos, quando lançamos os éclairs e as mil-folhas, não tínhamos essa mídia. Até o público conhecer e entender esses novos produtos, tivemos que descartar muitos doces – explica.
Por coincidências da vida, a chef recebeu do marido e de uma amiga a mesma publicação que havia visto sobre a novidade do croissant roll, fato que a deixou com ainda mais vontade de reproduzir a receita na Presstisserie.
Mas, lançar e desenvolver um produto não é uma tarefa fácil e requer inúmeros testes e pesquisas. Apesar de conhecer a receita do croissant tradicional, Mirella precisou descobrir como prepara-lo em formato de roll para que a novidade fosse feita com sucesso.
– No decorrer dos últimos meses, começaram a surgir muitos chefes ensinando receitas ou mostrando parcialmente como fazer o roll, mas cada massa se comporta de uma maneira e cada cozinheiro tem o seu segredo. Como estava com viagem marcada para a Europa, esperei a oportunidade para poder ver de perto, provar e trazer equipamentos específicos que sabia que seriam necessários pela minha experiência de produção. Em países como Espanha, França e Portugal, são poucos lugares que vendem, em pequenas e exclusivas produções, como, hoje, é também a da Presstisserie – conta.
NOVO LANÇAMENTO À VISTA
Após a viagem, Mirella reuniu o que precisava para produzir o croissant roll em Porto Alegre e, para a nossa alegria, o lançamento ocorreu nesta semana.
Em formato de círculo perfeito, o croissant é assado em aros, ficando macio por dentro e crocante por fora. Ele mantém a mesma estrutura de massa folhada e pode ser recheado com diversos sabores. A chef garante que a receita da Presstisserie ainda conta com um detalhe que o tornará único – e só provando para saber.
– Para ser realmente bom, depende da execução, da massa e dos recheios. Ele é um produto lindo, então podemos dizer que é instagramável. Por isso, acredito que está sendo produzido no mundo inteiro – explica.
Inicialmente, a confeitaria lançou três sabores: pistache, caramelo salgado e ganache de Nutella. Mas, a previsão é que mais opções sejam criadas, como limão, doce de leite, chantilly, creme pâtissière e suas variações.
A ARTE DA CRIAÇÃO
Para criar um novo produto, Mirella tem uma receita simples: partir de algo que a motiva. Essa motivação pode estar vinculada a uma lembrança afetiva ou a algo que viu em uma rede social, por exemplo
– Confeitaria é química, matemática, alquimia, prazer, exatidão, brincadeira, lembrança, paixão. Quando crio, sempre chamo todos a participar, seja para ensinar, trocar, provar ou simplesmente assistir. O trabalho em grupo é uma troca, e o grande mestre é aquele que tem a humildade em reconhecer que não sabe tudo e que pode sempre aprender com o outro. Acredito que, quando trabalhamos com alimentação, nós mexemos com todos os nossos sentidos, nossas lembranças e nossas emoções – defende.
Na Presstisserie, todos os produtos são feitos de forma artesanal, do início ao fim da produção, sem o uso de misturas prontas ou de gorduras saturadas. Isso porque a confeiteira do Press defende uma alimentação saudável, respeitando todos os processos.
– Acredito na alimentação equilibrada. Utilizamos os mesmos ingredientes que nossos avós usavam para fazer o lanche, o café da tarde. Essa é nossa premissa, essa é nossa confeitaria. Então, nós consumimos sem medo, sem exagero, com saúde – conta Mirella.
A expectativa da chef é de que o roll entre na linha de croissants, é claro, com a cara da Presstisserie. A busca de Mirella por novos produtos sempre está voltada para as tendências mundiais, direcionando-se a estudos, viagens e diferentes testes, com novos equipamentos e tecnologias que adquire durante suas excursões mundo afora.
A chef acredita que, apesar de passar constantemente por um processo de aprimoramento na produção de todas as etapas dos doces, as confeitarias tradicionais buscam manter as receitas produzidas pelas gerações anteriores, muitas vezes apenas as repaginando e dando um toque autoral.
– Mudam detalhes, a forma de decorar, a textura. Isso é a nova tendência. Precisamos estar a par, mas não podemos deixar de lado o que aprendemos com os nossos avós. Para o Grupo Press, a confeitaria tem gosto de afeto, de lembrança, de delícia, de vontade de comer mais. Essa é a cara dos nossos croissants rolls – finaliza Mirella.