Se a estreia do South Summit em 2022 foi vista como uma surpresa positiva ao atrair mais de 20 mil pessoas ao Cais Mauá, em Porto Alegre, a segunda edição do evento de inovação e empreendedorismo, encerrada nesta sexta-feira (31), ratificou o sucesso do ano anterior e deverá deixar novos benefícios como legado aos gaúchos.
Entre as marcas da edição deste ano, na avaliação de especialistas e gestores, destacam-se a consolidação da Capital e do Estado como pontos de referência em inovação, a crescente integração tecnológica entre órgãos públicos e um estímulo ainda maior ao empreendedorismo local.
— O primeiro ponto é que esta edição consolidou a imagem de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul como locais de referência em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Nos tornamos ponto de encontro dos principais fundos de investimento existentes no mercado — sustenta o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro.
A conta final dos organizadores revela a presença de 25 fundos internacionais cadastrados, três vezes mais do que no ano anterior – um dos indicativos mais claros do crescente interesse global sobre o que vem ocorrendo às margens do Guaíba. Ao todo, 89 investidores cadastrados como palestrantes integraram o evento (eram esperados 92, mas houve cancelamentos de última hora), fora os participantes independentes.
A manutenção do evento também favorece a incorporação de seus conceitos fundamentais não apenas entre agentes privados, mas também no setor público. Diretor de Governança e Inovação de TI da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, Jeferson Padilha conta que, na edição do ano passado, servidores de diferentes órgãos se articularam de forma espontânea para criar uma rede de laboratórios públicos de inovação do Estado.
— Reunimos 20 entidades da administração, bancos públicos, prefeituras, judiciário, e nosso objetivo é criar ambiente de troca e compartilhamento de informações, mas também de boas práticas no setor público — afirma Padilha.
Na sexta-feira (31), em um novo avanço da iniciativa, lançaram um manifesto em favor da inovação dentro da programação oficial no Cais Mauá. Na esfera privada, o presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS), Bruno Bastos, afirma que cada realização do South Summit contribui como um novo fomento ao empreendedorismo e à mudança de uma mentalidade “linear” para outra “exponencial” — mais afeita à busca da inovação e da tecnologia como forma de crescimento:
— O desafio é convencer cada vez mais pessoas a empreender, e fazê-las entender que uma startup é uma oportunidade de renda e o maior vetor de transformação social que tem inovação como base. Se tudo der certo, conseguiremos melhorar a saúde, a educação, políticas públicas e a nossa cidade.
Avaliações sobre o impacto do evento
"Deixa um grande legado para Porto Alegre e todo Estado. Isso pode ser visto pelo número expressivo de palestrantes, fundos de investimento e de pessoas que visitam o evento e comprovam o crescimento desta edição. Vamos seguir avançando para que esta plataforma tenha o maior impacto possível."
Eduardo Leite, governador do RS
“A segunda edição consolida definitivamente Porto Alegre como capital da inovação, das parcerias, do acolhimento, do empreendedorismo e da transformação social, que é o que faz a diferença na questão da inovação.”
Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre
“O legado mais concreto e imediato são os investimentos que poderão nascer daqui. Mas o principal legado de longo prazo talvez seja colocar o Estado e Porto Alegre no mapa da inovação mundial.”
André Godoy, diretor-superintendente do Sebrae/RS
“Estamos vivendo um período de amadurecimento do ecossistema, com um elemento de disseminação de uma autoestima da cidade e do Estado inundada pela temática da inovação.”
CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério
Novos legados
Consolidação do RS como polo inovador
A segunda edição do evento aprofundou a exposição global do Rio Grande do Sul e da Capital como polos de inovação e empreendedorismo. Isso explica a crescente presença de fundos de investimento de grande porte, a multiplicação de startups competidoras e a forte presença de público no interior do Cais Mauá. A tendência é de que o South Summit 2023 reforce ainda mais esse apelo.
Modernização do setor público
No primeiro dia do South Summit, a prefeitura de Porto Alegre revogou 4,3 mil decretos com o objetivo de agilizar o funcionamento da máquina pública. Além disso, servidores que se encontraram pela primeira vez na edição de 2022 e deram início à Rede de Laboratórios Públicos do Estado lançaram na sexta-feira (31) um manifesto em favor da inovação no setor público. A rede procura integrar bases de dados de diferentes órgãos a fim de reduzir burocracia e melhorar o atendimento à população.
— O poder judiciário e seus laboratórios de inovação estão reunidos com os demais laboratórios do Poder Executivo, de Porto Alegre, de outros municípios, em grande rede de compartilhamento de conhecimento — diz a presidente da comissão de Inovação do Tribunal de Justiça, desembargadora Gisele Vieira de Azambuja.
Expansão da mentalidade empreendedora
O presidente da Associação Gaúcha de Startups (AGS), Bruno Bastos, avalia que a repetição do South Summit contribui para aprofundar a cultura empreendedora e de inovação de forma mais capilarizada — não mais tão concentrada na Capital.
– Cada vez mais, estamos vendo que existe um movimento muito forte no Interior também, em lugares onde a inovação não tinha muita oportunidade de se mostrar como mecanismo de transformação social. Um evento desse porte ajuda a provocar esse tipo de mudança – afirma Bastos.
Mobilização das novas gerações
O South Summit 2023 aprofundou o contato entre a tecnologia e do empreendedorismo com públicos não tão acostumados a esse universo, como estudantes da rede pública. O painel South Summit Next Gen (abreviatura em inglês para "nova geração") reuniu 3 mil alunos dos sistemas municipal e estadual, além de inscritos da rede privada, no Auditório Araújo Viana na quinta-feira (30).
— Você proporcionar que alunos da rede pública municipal e estadual, da periferia, participem desse evento, abrindo mentes para o futuro, gerando oportunidades, foi talvez o maior ganho do que tivemos (nesta edição) — sustenta o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.