A prefeitura sancionou o projeto de lei que instituiu a marca de Porto Alegre como símbolo permanente da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo na manhã desta sexta-feira (31), em atividade da mesa diretiva do Pacto Alegre no South Summit.
A Câmara dos Vereadores havia aprovado o texto sobre a adesão da marca em dezembro passado, mas a proposta ainda precisava ser sancionada pelo Executivo.
A marca de Porto Alegre, elaborada por iniciativa de um grupo de designers locais e depois encampada pelo Pacto Alegre, foi escolhida via consulta pública — da qual participaram cerca de 10 mil pessoas. Com o projeto sancionado, a marca torna-se um patrimônio perene da cidade.
— É importante ressaltar que essa não é uma marca de governo, é do município, e seguirá adiante independentemente do governo em vigor na prefeitura — destacou Melo durante o anúncio.
A marca é chamada "Horizontes", sendo inspirada nas cores da paisagem composta pelo famoso pôr do sol no Guaíba. Secretário de Comunicação da prefeitura, Luiz Otávio Prates também comentou a elaboração e escolha da marca, destacando o engajamento dos cidadãos no processo.
— Foi um projeto construído coletivamente, com ajuda da sociedade civil e no qual a prefeitura se incorporou. Ela traduz o que Porto Alegre tem a mostrar. É uma marca agradável, viva e, em breve, estará presente em ambientes "instagramáveis" pela cidade, de forma descentralizada — anunciou Prates.