Representantes da prefeitura, do governo do Rio Grande do Sul e do governo federal participaram da abertura oficial da South Summit Brazil em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira (29). Junto com a fundadora e presidente da South Summit, María Benjumea, e de José Renato Hopf, presidente da edição brasileira, Sebastião Melo, Eduardo Leite e Paulo Pimenta celebraram, em clima de união, a realização da segunda edição do evento na Capital e destacaram os benefícios da inovação.
Usando um lenço com as cores da bandeira riograndense (vermelho, verde e amarelo), María expressou emoção com a segunda edição no Rio Grande do Sul.
— As coisas mudam muito rápido. Necessitamos trabalhar todos juntos, com o grande apoio das instituições. Esta grande família se multiplica de forma excepcional. Juntos, conseguiremos um mundo muitíssimo melhor — disse Maria, recebendo aplausos da plateia.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, desejou boas vindas aos visitantes que estão na Capital, e disse que o objetivo primordial da inovação é melhorar a vida da sociedade.
— Eu olho para o Campo da Tuca, o Morro da Cruz, e vejo a inovação pulsando para melhorar a vida das comunidades, seja na separação de lixo ou energia renovável. Vejo isso em vários ambientes da cidade. A inovação só tem sentido se melhorar a vida das pessoas — observou o prefeito.
O governador Eduardo Leite relembrou o esforço empenhado desde 2019 para trazer o South Summit ao Rio Grande do Sul, com a primeira edição sendo realizada no ano passado. Leite avaliou que o evento "coroa" o ecossistema de inovação do Estado.
— Essa segunda edição nos traz muita alegria porque consolida o evento, depois da primeira edição grandiosa. Com aumento de painelistas, expositores, fundos internacionais, painelistas internacionais — comemorou o governador.
Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, anunciou que o governo federal irá apoiar o South Summit a partir da edição de 2024.
— A partir do ano que vem, esperamos que o governo federal seja parceiro. Não há como pensar o futuro sem pensar em novas formas de empreendedorismo e inovação, a partir de uma visão ambientalmente correta — discursou o ministro.
Após a abertura oficial, que contou com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, o evento prossegue nesta quinta (30), com o segundo dia de atividades. Na programação, estão previstas a rodada final da competição de startups e alguns dos painéis mais aguardados do evento. Entre os speakers desta quinta, estão Nelson Sirotsky, Jorge Gerdau Johannpeter, Gabriela Comazzetto, Sebastião Melo e Gabriel Souza.
A programação completa do South Summit Brazil 2023 pode ser conferida neste link.