A terceira rodada da competição de startups do South Summit, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (29), ocorreu sob o tema Enterprise. Em evento realizado no palco do The Next Big Thing, empresas apresentaram diversas soluções para companhias, como centralização e organização de dados e estoques e expansão do serviço de internet para bairros e áreas de baixa renda.
A 4MDG Master Data Governance, empresa que atua na área de centralização de cadastros, apresentou sua plataforma focada na organização de dados de clientes, fornecedores e materiais. Questionado sobre o modelo de preço da empresa pelos jurados, o CEO da empresa, Paulo Cordeiro, destacou que a companhia atua por meio de inscrição, atualizações e configurações do sistema.
A Argentina Fibrazo, especialista em conectividade, destacou o negócio baseado em aumentar o alcance da internet com boa velocidade para população de bairros e de baixa renda, com modelos diversificados e de acordo com a realidade desse público. Fundador da Fibrazo, Emiliano Mroue destacou que milhões de residências estão sem internet de boa qualidade na América Latina. Segundo ele, isso aumenta o potencial de expansão do negócio.
— É um mercado com oportunidade de fatia de 15 bilhões de dólares — destacou.
Já a paulista Proffer destacou as funcionalidades e as oportunidades provocadas pela sua plataforma inteligente de gestão de preços. Edmilson Varejão, CEO da empresa, afirmou que o sistema da Proffer oferece muitas oportunidades para otimizar os preços de produtos, equalizando margens em um processo atualizado constantemente.
A Argentina Qurable, que atua na área de marketplace, e a alemã Sastrify, especialista em automação e centralização de softwares, também estão entra as outras startups que participaram desse tema.
Nesta quarta e também na quinta-feira (30), as empresas participam da etapa de pitch, que é uma apresentação rápida para uma banca composta por jurados.
No pitch, cada startup tem três minutos para apresentar o negócio. Depois, os representantes das empresas têm dois minutos para responder a perguntas da banca. As empresas competidoras foram separadas em cinco temas. As melhores startups serão selecionadas para um pitch final. Os nomes serão conhecidos na quinta-feira (30). A programação ocorre no palco The Next Big Thing e a rodada decisiva, no Arena Stage.
Health
Mais tarde, na quarta e última rodada da competição de startups neste primeiro dia de South Summit, representantes de sete empresas se revezaram sobre o palco apresentando soluções para a área da saúde. Formado por investidores, o júri ouviu apresentações de até três minutos sobre temas como controle de diabetes e acompanhamento de diagnósticos médicos.
Competem na categoria Health as empresas Accessercise, ControIN, Eniax Care, Epigenica Biosciences, Kidopi, MED e Sober Sidekick.
As startups vencedores serão conhecidas na sexta-feira (31), às 16h25min.