Um dos momentos mais aguardados do South Summit, que começa nesta quarta-feira (29), é a competição das startups. Nesta edição, foram 2.020 inscritas, de 86 países, de onde saíram 50 finalistas.
Nesta quarta e na quinta-feira (30), elas vão para o pitch, uma apresentação rápida para uma banca composta por 10 jurados em cada categoria e 10 na rodada final. São pessoas que fazem parte do ecossistema de inovação, investidores, representantes de parceiros e patrocinadores do evento. O pitch, nome dado a essa apresentação, tem três minutos. Outros dois são destinados para que os participantes respondam a perguntas da banca.
Os critérios levados em conta na hora de avaliar as participantes são inovação, escalabilidade, viabilidade, equipe e potencial de investimento, características que os investidores buscam no ecossistema de inovação.
As melhores startups são selecionadas para um pitch final. A programação ocorre no palco The Next Big Thing e a rodada decisiva, no Arena Stage.
O que mostrar
Débora Chagas, embaixadora do South Summit Brazil e diretora de novos negócios da Numerik, dá dicas para quem passar por essa apresentação:
— É preciso explicar o modelo de negócios de forma clara, como é, como de fato ganhar dinheiro, e também mostrar alguns números de quanto a startup está crescendo. Às vezes, a pessoa usa todo o tempo para explicar o problema e acaba não deixando claro qual é o seu modelo de negócios. Se a banca não entender, a startup pode ser prejudicada.
O conselho de Thiago Ribeiro, CEO do South Summit, vai na mesma linha:
— Primeiro, tem que se preparar, se organizar e organizar bem as ideias, conhecer muito bem a apresentação que vai fazer. Vale treinar, sobretudo por causa do tempo. É muito importante fazer o pitch dentro do tempo, além de deixar muito claro o modelo de negócio. Eu criaria ao menos uma tela para cada um dos critérios analisados, que são vitais na competição.
Além da chance de ganhar a competição ou os outros quatro prêmios (mais inovadora, melhor equipe, mais sustentável e mais escalável), a disputa é uma espécie de vitrine.
— O mais importante da competição é a oportunidade que ela gera, reúne grandes startups e pessoas com interesse em participar do South Summit. O volume de inscritos vem de quase 50% dos países de todo o mundo, e quando tu olhas para as finalistas, são 27 brasileiras e 23 estrangeiras. Isso mostra a qualidade do que é feito no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, que está muito bem representada — avalia Ribeiro.
Além disso, representantes de fundos de investimentos do mundo inteiro estarão de olho no que for apresentado.
— No ano passado, a vencedora, a Yours Bank, teve um aporte de R$ 5 milhões do Banco do Brasil. Ela está no início de sua jornada e pode receber muito mais — comenta Débora Chagas.
Programe-se
Quarta-feira (29)
- Fintech - 10h
- Sustainability & ESG - 11h30min
- Enterprise - 14h45min
- Health - 17h55min
Quinta-feira (30)
- Industry 5.0 - 10h
- Anúncio finalistas - 11h50min
- Pitch final - 17h45min
Sexta-feira (31)
- Anúncio vencedoras - 16h25min
50 startups finalistas de 2023
Categoria Enterprise
- 4MDG Master Data Governance
- Alana AI
- Digitize Things Inc.
- E-Cross
- Fibrazo
- Katonic India Pvt. Ltd
- Proffer
- Qurable
- Sastrify
- soydelivery
- Storee
Categoria Fintech
- Aarin Tech-fin
- Bankuish
- CryptoMate
- Idez Digital
- Incentiv
- Menta
- Pluggy
- Pulpa
- QI Tech
- Slice
Categoria Health
- Accessercise
- ControIN
- Eniax Care
- Epigenica Biosciences
- Kidopi
- MED
- Sober Sidekick
Industry 5.0
- Actiz
- Airway Shield
- Automni Logística Robotizada
- Bioreset
- BITI9 Business IT Innovation Ltda.
- Eco Wave Power
- Freto Soluções e Tecnologia SA.
- Gcell cultivo 3D
- INSTOR
- Motorista PX
- NEU Energy
Sustainability & ESG
- Carbon Limit
- Cowmed
- DigiFarmz Smart Agriculture
- Dropcopter
- eAgro
- Fregata Space
- GreenPlat
- SAVRpak Corp
- Volters
- Solar Bot
- Greenmotor