No mercado de startups e de inovação, são utilizados diversos termos e palavras sobre as quais são fundamentais o entendimento. Esse vocabulário particular irá ecoar pelos armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre, entre esta quarta-feira (20) e sexta (22), na terceira edição consecutiva do South Summit Brazil na Capital.
Confira o que o analista de inovação do Tecnopuc, Vinícius Becker, aponta de terminologias para conhecer:
Benchmarking
- Comparação entre produtos/serviços/empresas realizada para extrair informações que levem à implementação de melhorias ou diferenciais competitivos.
Break-even
- Período em que a startup alcança o equilíbrio entre receitas e despesas.
Business to business (B2B)
- Empresa para empresa, mercado em que as soluções ou os produtos são negociados entre empresas.
Business to consumer (B2C)
- Empresa para consumidor, mercado em que as soluções ou os produtos são negociadas entre empresa e consumidor final.
Core Business
- Negócio, produto ou serviço principal da empresa.
Fundraising
- Captação de recursos de terceiros por meio de processos e estratégias definidas, comumente utilizados em organizações sem fins lucrativos.
Know-how
- Conhecimento específico e especializado em um assunto.
Marketplace
- Plataforma que conecta duas pontas de fornecimento de produtos ou serviços, compradores e vendedores.
Tecnologia disruptiva
- Uma tecnologia que muda a forma que o mercado atuava anteriormente, provocando uma "disrupção".
Unicórnio
- Empresa avaliada em mais de US$ 1 bilhão antes da abertura de capital na bolsa de valores.
Valuation
- Avaliação da empresa para definir o valor acionário para um investimento.
Venture Capital (VC)
- Mercado de investimento de risco, caracterizado também pela inovação e pelo alto potencial de retorno. Este termo também é utilizado para nomear o investimento de risco feito por um fundo de venture capital.
Bootstrapping
- Começar uma empresa sem financiamento externo, ou seja, todo o capital inicial da startup sai do bolso do empreendedor.
CAC (Custo de aquisição de clientes)
- É um importante indicador de marketing, que traduz o desempenho do negócio em termos financeiros. Para se calcular o CAC, basta dividir o valor da soma dos investimentos para adquirir novos clientes pelo número de clientes que foram conquistados em um determinado período.
Equity
- Participação, título, direito, quota ou ação. É a representação da parte que uma pessoa física ou jurídica detém de uma empresa da qual é sócia.
Escalabilidade
- Significa crescer constantemente, sem que isso influencie na qualidade da entrega ou no modelo de negócios.
Elevator Pitch
- É uma apresentação rápida desenvolvida para mostrar aos potenciais investidores ou clientes o projeto de uma startup. Geralmente, o tempo da apresentação é de 30 segundos a um minuto, portanto a analogia ao elevador e o curto espaço de tempo de subir ou descer para apresentar seu negócio.
Pitch
- É uma apresentação curta (de três a cinco minutos), desenvolvida para mostrar aos potenciais investidores ou clientes o projeto de uma startup de forma a despertar seu interesse pelo produto. Vem do conceito de Elevator Pitch.
Pitch Deck
- É um material de apoio que uma startup utiliza quando se apresenta para investidores e fundos de investimento. Os Pitchs Deck são compostos de uma apresentação (Powerpoint ou PDF) e também podem conter uma one page (impressa). Têm como objetivo mostrar um panorama geral do negócio e são simples e sintéticos.
Pivotar
- Como no basquete, pivotar em uma startup é girar em outra direção e testar hipóteses mantendo sua base para não perder a posição já conquistada.
Round
- É o termo utilizado para se referir a uma rodada de investimento recebida por uma empresa. O primeiro investimento é o "Round A", o segundo é o "Round B" etc.
Seed Capital ou Seed Money
- Também conhecido como Capital Semente, geralmente é o primeiro aporte relevante que a empresa recebe quando está iniciando ou já iniciou a fase de operações.
Spin Off
- É o termo utilizado para se referir a uma nova empresa de produtos ou serviços inovadores que foi desenvolvida inicialmente em um projeto em uma empresa já existente, a chamada "empresa-mãe".
Startup
- Segundo o conceito de Lean Startup do Eric Ries, é uma organização que busca um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.