A primeira manhã do South Summit em Porto Alegre, nesta quarta-feira (20), foi marcada pelo calor intenso e pela grande presença de visitantes. Além disso, era possível ver filas de pessoas esperando para acompanhar as palestras no Corner Stage. Em função da temperatura, que era de 31ºC ao meio-dia, muita gente buscava por água em máquinas distribuídas pelos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico.
A assistente comercial Carolina Carvalho, 28 anos, estava acompanhada pela amiga e analista jurídica Fernanda Pastoris, 31.
— Vim para ver a inovação, escutar o pessoal e as palestras de tecnologia — disse Carolina, que já conhecia o evento e trabalha para uma empresa de São Paulo com atuação nesse mercado.
Por sua vez, Fernanda visitava o South Summit pela primeira vez.
— Estou aqui para conhecer o evento. Estou gostando bastante— afirmou.
Em torno das 10h30min, o ex-lutador de artes marciais mistas (MMA) Antônio Minotauro caminhava no lado externo dos armazéns fazendo imagens com o celular.
— Estou muito feliz de estar neste evento superorganizado. Tenho um projeto de empreendedorismo social em Minas Gerais e São Paulo. Pretendemos fazer a expansão para cá— explicou, parabenizando o RS por sediar o evento de inovação e empreendedorismo.
No Marketplace, os visitantes trocavam experiências com representantes de empresas, muitas delas startups, e conheciam os produtos. Percorrer o espaço é dar de cara com novidades.
No estande da Monking, criada em Florianópolis em 2016, o público ganhava bananas e botons personalizados com o rosto de um macaco, mascote da empresa. A decoração era predominantemente na cor amarela da fruta.
— A gente brinca que é uma startup no meio das agências. Nosso produto principal é a estratégia de comunicação — diz o gestor de projetos Bruno Panza.
Questionado sobre os motivos para participarem, ele elogia o encontro:
— O South Summit é um evento muito forte no ecossistema e percebemos a diferença desta edição para as outras.
As melhorias nos armazéns, como a adição de um espaço extra, mais áreas cobertas, ventiladores e dutos aéreos de ar-condicionado são motivo de elogios por parte do público. Além disso, os visitantes relataram estar mais fácil transitar pelos ambientes.
A Relações Públicas Luciane Pacheco, 52, percebeu que a sinalização nos armazéns também foi melhorada.
— Vim com foco para a área comercial, porque sou da área de eventos corporativos— compartilha, dizendo que possui uma empresa há 26 anos no mercado.
No estande da Dell, o público esperava para testar um óculos de realidade virtual. Trata-se de um jogo similar ao Pac-Man, em que o usuário precisa escapar da perseguição e ainda somar pontos. Caso seja bem-sucedido, a pessoa ganha brindes como mochila, copos, mouses, entre outros produtos.
— Achei uma experiência diferente que proporciona emoções — comenta o analista de comunicação e marketing Vitor Soares, 27, que testou o equipamento.
Mais de 80 países deverão estar representados no evento na Capital. O South Summit se estende até sexta-feira (22), com estimativa dos organizadores de receber 24 mil pessoas durante os três dias de realização.