A abertura da competição de startups no South Summit Brazil 2024, realizado em Porto Alegre a partir desta quarta-feira (20), contou com empreendedores discutindo soluções no âmbito da indústria 5.0, marcada pelo foco na integração entre humanos e inteligência artificial (IA) em ambiente de constante inovação. Automação, IA, monitoramento eficiente, redução de custos e sustentabilidade dominaram o palco da batalha.
Nessas primeiras rodadas da batalha de startups, um representante de cada negócio sobe ao palco e tem três minutos para apresentar o empreendimento e suas soluções para o público e jurados, que podem questionar determinados pontos das companhias. O evento ocorre no espaço The Next Big Thing, que estava lotado nesta quarta-feira ensolarada e de temperatura elevada.
A Cogtive, que oferece um software baseado em internet das coisas e inteligência artificial para otimizar processos e aumentar a produtividade em fábricas e indústrias, foi a primeira empresa a apresentar seu negócio. A ferramenta da startup coleta dados, processa e oferece uma visão digital da operação da fábrica para gerentes e operadores de linha de produção, criando ambiente para tomadas de decisão mais assertivas.
— Nosso negócio permite decisões mais rápidas e precisas — pontuou Bruno Fontanezi, representante da empresa na competição.
Já a Cromai apresentou sistema que identifica padrões em imagens por meio de inteligência artificial para oferecer diagnósticos no agronegócio e nas indústrias. Com essas informações, o usuário pode fazer escolhas que reduzem custos e impactos ambientais, segundo o CEO da empresa, Guilherme Castro:
— O sistema permite a redução no uso de herbicidas e de água na lavoura.
Desenvolvedora de tecnologia capaz de capturar a energia perdida no ar, a IBBX destacou o uso dessa solução na redução de custos e cuidado com o meio ambiente:
— Os resultados são eficiência, redução de custos, sustentabilidade e retorno de até 10 vezes — afirmou Leonardo Kozlowski, representante da empresa.
A startup Konker mostrou ferramenta que mede estoques de minério de forma sustentável, exata e independente de condições climáticas. A solução promete maior detalhamento do material das empresas, permitindo a melhor tomada de decisões. O cofundador e CEO do negócio, Richard Freund, destacou os diferenciais da empresa: análise mais profunda, informações mais relevantes e aplicabilidade versátil.
A Mabe Bio, que oferece tecnologia que usa plantas como matéria-prima para confecção de biocouro e bioplástico, e a Evcom, que também promove o uso de dados e inteligência artificial para melhorias em empresas, foram as outros dois empreendimentos que abriram a competição de startups nesta edição do South Summit Brazil.