Uma oportunidade única para apresentar, de forma presencial, projetos a um público selecionado de investidores, jurados de alto nível e empresas à procura de inovação. Foi aproveitando essa chance que 50 finalistas do Startup Competition 2023 ampliaram a visibilidade de seus negócios.
Fazer parte desse seleto grupo, sem dúvida, atiça o mercado investidor e coloca os empreendedores em uma vitrine importante.
— A maioria das startups que passam pela competição tem tido uma evolução muito acelerada. Seja a partir de conexões, oportunidades, conteúdos ou de relacionamento com os fundos de investimentos — destaca o CEO do South Summit, Thiago Ribeiro.
Entre os mais de 2 mil participantes do ano passado, cinco empresas tiveram uma projeção ainda maior, sendo premiadas em categorias diferentes. Com formas distintas de atuação, e passado um ano dessa exposição relevante, ficaram algumas dúvidas: como estão atualmente? Cresceram? Prosperaram?
Uma das startups vencedoras da edição de 2023 é a gaúcha Trashin, com base em Porto Alegre. O seu foco é na economia circular, na gestão de resíduos, programas de logística reversa e eventos sustentáveis.
O CEO da startup, Sérgio Finger, comenta que, após a participação no South Summit, a empresa ganhou uma grande visibilidade, especialmente por vencer na categoria Melhor Time. Outro fator relevante de projeção foi ter sido responsável pela gestão de resíduos do evento no ano passado, feito que será repetido em 2024.
— Estar no South Summit nos permitiu o contato com diversas empresas, tanto potenciais clientes quanto possíveis parceiros, que nos ajudaram na expansão dos produtos, com oportunidades de soluções e atuação — aponta.
Essa evidência na competição também atraiu talentos para a startup. Atualmente, são 44 funcionários distribuídos no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Paraná, além do Distrito Federal.
— Eles reconhecem a startup como uma empresa inovadora e com propósito socioambiental — ressalta.
Agora, a Trashin está em uma fase de escalada. Em 2023, o faturamento cresceu 18% em relação ao ano anterior. A empresa presta serviços para grandes marcas, como Alpargatas, Natura, Nike e iFood.
A atuação em todos os Estados do país é possível por meio de parcerias locais com cooperativas de reciclagem, operadores logísticos, destinadores e recicladores, o que tem permitido não apenas clientes novos, mas também a expansão de contratos. E, para este ano, a empresa quer dar início a uma estratégia de consolidação de mercado.
— É seguir com o modelo de centralização de fornecedores para nossos clientes, sendo a referência ao se pensar em economia circular — completa Finger.
Estrangeiras se consolidam no Brasil
A Airway Shield, da Espanha, foi a vencedora na categoria Destaque do Startup Competition do ano passado. A empresa recebeu um aumento de capital em dezembro de 2023, muito em decorrência dessa competição. Os recursos vieram de um crowdfunding específico para startups de saúde, a Capital Cell, localizada em Barcelona.
Criada pelo médico especialista em cuidados intensivos e CEO da empresa, Julio Alonso, a Airway Shield é uma plataforma que promove soluções para a área da medicina e oferece tecnologia para tornar mais segura a intubação de pacientes. A startup está em pré-comercialização dos seus serviços e seguirá marcando presença em eventos nacionais e internacionais. Com uma equipe composta por seis pessoas, a empresa possui acordos com uma distribuidora da Espanha, além de conversas iniciadas na Itália.
— Queremos avançar no processo regulatório brasileiro e, ao mesmo tempo, encontrar uma distribuidora local — informa.
A empresa ainda não possui faturamento. No entanto, está em vias de iniciar a prestação de serviços para alguns hospitais espanhóis.
— Até o fim deste ano, queremos ter clientes recorrentes e a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para comercializar no mercado norte-americano — sinaliza.
Já a startup eleita a Mais Inovadora do evento em 2023, a Bankuish, é uma empresa norte-americana com sedes em Miami, Cidade do México e São Paulo, onde centram seus maiores mercados. A tecnologia apresentada é para aumentar a inclusão no sistema financeiro e no acesso ao crédito.
O CEO da Bankuish, José Fernández, comenta que, desde que venceu nesta categoria, houve uma grande adesão do mercado financeiro brasileiro, com o faturamento crescendo quatro vezes nos últimos 12 meses:
— Isso graças ao Bankuish Score. Os maiores bancos do Brasil foram capacitados a oferecer mais de R$ 250 milhões em empréstimos e outros produtos aos trabalhadores autônomos e freelancers por meio da nossa plataforma.
Com 45 funcionários, a startup ampliou a oferta de produtos financeiros aos trabalhadores autônomos. Depois de entrar no mercado com empréstimos pessoais, a Bankuish passou a oferecer cartões de crédito, empréstimos garantidos por ativos, para automóveis e seguros, entre outros. Para 2024, a ideia é aumentar a base de usuários e abranger 30% da população brasileira de trabalhadores autônomos.
Números para 2024
Expectativa de mais de 140 fundos de investimento e 1 mil investidores nacionais e internacionais devem estar presentes, entre CVCs (Corporate Venture Capital), VCs (Venture Capital), PE (Private Equity) e outros.
Brasileiras expandem para novos mercados
Eleita a mais escalável, a Alana IA, de São Paulo, se destacou por ter criado uma ferramenta de inteligência artificial para melhorar o relacionamento com clientes. A inovação permite interagir, engajar e responder aos consumidores de maneira automática, personalizada e humanizada por meio de todos os canais digitais.
Desde o último South Summit, o CEO da Alana IA, Marcel Jientara, salienta que houve crescimento significativo em todos os indicadores, até mesmo no faturamento. O empreendedor, inclusive, destaca que não pode abrir números de momento, pois está em negociações de fusões e aquisições.
— Com esses recursos, seremos capazes de desenvolver nossas linhas de atuação e investir em marketing e vendas. Além disso, a empresa está em uma fase de marketing de crescimento pela América Latina — afirma.
Para o CEO da Alana IA, a ampliação de formatos da inteligência artificial, como voz e geração de imagem, desenvolvidos integralmente pela empresa, foram bem recebidos pelo mercado. Houve até uma exposição de arte em Porto Alegre para demonstrar o gerador de imagem com presença do governador do Estado, Eduardo Leite.
Além disso, com o objetivo de devolver o que conquistou nesse período, Jientara transformou-se em investidor anjo de duas startups de inteligência artificial e pretende ampliar sua atuação.
No caso da vencedora na categoria mais sustentável, a Incentiv Track Winners, de Santa Catarina, o movimento Startup Garage vem impulsionando o empreendimento, segundo o CEO da empresa, Douglas Lopes. Para isso, a startup desenvolveu uma plataforma que busca facilitar pontos envolvendo incentivo fiscal, conexão social para marketplaces e assessoria para investimentos. Ao todo, são mais de cem pessoas que fazem parte do seu quadro de colaboradores.
Em 2023, Lopes destaca que houve crescimento de 60% em relação ao ano anterior — e guarda uma expectativa ainda maior para 2024. O motivo desse otimismo se deve a muitas empresas terem percebido o uso das leis de incentivo como algo que efetivamente contribui para seus objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazos.
— Conseguimos direcionar cerca de R$ 380 milhões para projetos sociais de todo o Brasil, e tiramos do papel mais de 900 iniciativas, por meio do investimento de cerca de 200 empresas — ressalta.
Para este ano, um dos principais planos é avançar na aliança estratégica com a PwC Brasil. Essa parceria vem contribuindo para sensibilizar e dar mais segurança às empresas quanto às leis de incentivo. Ao todo, são mais de 1,8 mil projetos cadastrados na plataforma da Incentiv Track Winners, superando a marca de R$ 3 bilhões.
Outro desafio é ampliar o portfólio da Incentiv Track Winners, seguindo as principais tendências de investimento social do país. O foco será em ações de formação de jovens em tecnologia, diversidade, equidade de gênero, saneamento básico e educação, entre outras temáticas relevantes.
— Queremos expandir a nossa rede de empresas e investidores que aplicam seus impostos para transformar vidas e tirar projetos do papel — reforça.