O South Summit chega à sua segunda edição em Porto Alegre, no Cais Mauá, onde 20 mil pessoas são esperadas durante três dias. Considerado um dos maiores eventos mundiais de inovação e empreendedorismo, começa nesta quarta (29) e vai até sexta-feira (31), com expectativa de superar 2022.
Cresceu em número de startups na competição, com 2 mil inscritas, quase o dobro da edição anterior. Também aumentou o número de palcos — serão oito —, onde os speakers do mundo inteiro compartilham experiências e visões de negócios.
Nesta edição, também há outra novidade: o Night Summit. Encerradas as atividades do dia no Cais, a programação noturna vai explorar locais da capital dos gaúchos — o Mercado Paralelo, a Orla do Guaíba e o Centro Histórico — com atrações culturais.
Como um espaço de conexões e network, o South Summit também atrai startups e investidores do mundo inteiro, criando um ambiente de oportunidades. Para 2023, são esperados representantes de cerca de cem fundos de investimentos nacionais e internacionais. No ano passado, foram 90, com uma carteira de US$ 65 bilhões.
Com o lema Shape the Future, o evento foca na construção de um futuro sustentável e de cuidados com o planeta — é carbono zero.
Programe-se
Horário de Funcionamento
De quarta a sexta-feira, no Cais Mauá (Avenida Mauá, 1.050, Centro Histórico). Os portões serão abertos às 8h nos três dias, e as atividades começam às 9h. Quarta e quinta, a programação se encerra às 20h. Na sexta-feira, às 18h. A entrada é pelo Cais Embarcadero.
Credenciamento
É preciso apresentar o QR code que é gerado no aplicativo do South Summit para retirar o crachá. O link para baixar o app é enviado após a confirmação da inscrição, mas também está disponível para download na Google Play e App Store.
O credenciamento pode ser feito antecipadamente ou durante o evento, nos seguintes locais, dias e horários:
- Aeroporto Salgado Filho: quarta e quinta-feira, das 8h às 20h, e na sexta-feira, das 8h ao meio-dia
- Cais Mauá: quarta e quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h ao meio-dia
Quem comprou ingresso Executive tem acesso a espaço exclusivo de credenciamento no local no VIP Accreditation Lobby e também entrada por acesso privilegiado.
Ingressos
Para participar, é preciso escolher uma de três modalidades: executive, business ou attendee. A venda é online, pelo site do South Summit, e não há garantia de disponibilidade na hora do evento.
As três modalidades incluem acesso a todos os palcos; programação cultural; networking tool, que é uma plataforma online de conexões entre participantes; market place, onde estarão os expositores, e área de reuniões.
Confira as categorias de ingresso e o que muda:
- Attendee: R$ 799 (descrição acima).
- Business: R$ 4.099. Também conta com acesso ao Business Lounge; espaço para encontros um a um; prioridade no acesso aos palcos e um book com um compilado de informações sobre os principais investidores de fundos de investimentos, patrocinadores, startups e speakers.
- Executive: R$ 5.899. Conta com os benefícios do Business, além do acesso ao Executive Lounge, estacionamento com manobrista, espaço exclusivo para credenciamento e participação em encontros sociais para convidados VIP
Principais atrações
Competição de startups
Um dos pontos altos é a competição de startups, que apresentam seu modelo de negócio para uma banca. Cinquenta finalistas participam entre quarta e quinta-feira. Na sexta, serão divulgados os resultados. Uma startup sai vencedora geral. Há também as categorias mais inovadora, melhor equipe, mais sustentável e mais escalável.
Night Summit
Ao fim da programação de cada dia, as oportunidades de conexões continuam em outros espaços. O Night Summit terá programação noturna e apresentações culturais nos três dias. Na quarta-feira, será no Mercado Paralelo. Na quinta, as atrações estarão no Centro Histórico e na sexta-feira, na Orla do Guaíba.
Market Place
Durante os três dias de programação, o Market Place terá oito palcos por onde vão passar cerca de 600 speakers. Nomes como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, Andrew Winston, um dos principais pensadores sobre estratégia empresarial sustentável, Jeff Clavier, um dos fundadores e sócios da Uncork Capital e Gabriela Comzzetto, chefe de negócios global para a América Latina do TikTok e Sandra Uwera, CEO global da FairTrade, sobem em um dos palcos. A lista completa de participantes está disponível neste link e no app do South Summit.