Diante de um plateia lotada no South Summit, a líder de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina, Gabriela Comazzetto, explicou que o principal critério para que um conteúdo viralize na plataforma de entretenimento é a relevância. A executiva da empresa que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo participou de um painel no palco do The Next Big Thing Stage, nesta quinta-feira (30).
— A primeira coisa, não importa se você é um usuário comum, o que vai dizer se o conteúdo vai viralizar é a relevância dele. Se você entende a linguagem e traz a comunicação adequada, ele pode viralizar. Todos nós temos chance — disse Gabriela, arrancando risos do público.
Segundo Gabriela, o TikTok tem como principal diferencial o algoritmo, que fornece uma experiência única para cada usuário. Quando uma pessoa instala a plataforma pela primeira vez no celular, ela precisa dizer quais são os assuntos de seu interesse, como política, gastronomia ou moda. A partir disso, o algoritmo do TikTok "entrega conteúdo diverso baseado no interesse, e cada um tem uma experiência costumizada".
A líder da empresa também esclareceu a diferença da plataforma para redes sociais como Facebook e Instagram, que usuários acessam para ver o que os amigos e familiares estão fazendo e interagir com eles, proposta diferente da apresentada pelo TikTok:
— As pesssoas que veem o TikTok dizem que se sentem bem. Eu não vou no TikTok para ver o que a minha amiga está fazendo, eu vou para me divertir. Quero utilizar uma ferramenta que me faça mais leve e que me divirta. E o TikTok reúne tudo isso dentro do ecossistema.
Gabriela também falou sobre o interesse de empresas em ingressar na plataforma para alavancar seus negócios. A executiva avalia que a primeira questão essencial sobre a qual a marca deve se debruçar é o propósito de estar no TikTok, ou seja, o que ela quer transmitir:
— É preciso entender o que a comunidade está falando e trazer a comunicação para esse ecossistema — observa a executiva brasileira. — Se uma empresa quiser participar dessa conversa, (precisa) entender o que está sendo falado e se faz sentido com o propósito dela. As coisas acontecem com uma velocidade muito grande. A trend de hoje não é a trend de amanhã. Uma semana é muito tempo dentro de uma plataforma que é viva e que as coisas estão muddando a todo tempo.
Gabriela falou no painel "Platforms Leveraging New Business and Setting Trends to a New Digital Revolution", com a mediação de Rafael Lemos, co-CEO da Uhuu.com, uma Entertainment tech com atuação em todo o Brasil.