A prefeitura de Porto Alegre lançou neste sábado (5) uma campanha que quer incentivar a população da cidade a consumir cervejas locais. Em evento regado a música e – claro – cerveja, 31 cervejarias artesanais da cidade se reuniram no DC Shopping para apresentar o selo Polo Cervejeiro POA.
A campanha é fruto de uma emenda impositiva de R$ 100 mil concedida pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB) para a realização dos trabalhos pela agência SPR, a pedido do Gabinete de Comunicação Social da prefeitura. A campanha terá ações em sites e redes sociais, outdoors digitais, placas de ruas e divulgação em bancas de revistas e empenas em prédios.
O prefeito Sebastião Melo participou do evento e disse que, muitas vezes, se tem a melhor cerveja ali ao lado e acaba se consumindo marcas de fora.
— Com todo o respeito ao mundo, mas as melhores cervejas artesanais estão aqui em Porto Alegre. Esse lançamento é para dizer “olha, consuma a nossa cerveja” para os porto-alegrenses e todos aqueles que nos visitam, porque, quando você potencializa o empreendedorismo, você está dando oportunidade a quem produz, a quem vende e a quem convive — observa o prefeito.
Melo pontuou, ainda, que a mudança no plano diretor da cidade, com regras específicas para o 4º Distrito – onde muitas das microcervejarias se encontram – atrairá mais investimentos e pessoas interessadas em morar na região.
A mensagem da campanha é que Porto Alegre é a capital “tri legal” da cerveja, conforme o secretário de Comunicação de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates:
— Com a nossa logo, que mistura um pin de localização com o lúpulo e o malte, a campanha pretende publicizar e fomentar a cultura da cerveja aqui, com o intuito de gerar riquezas para a nossa cidade.
Autor da emenda parlamentar, Ramiro Rosário ressalta a história e a tradição que Porto Alegre tem com relação à cerveja, ao justificar seu investimento na campanha.
— Nós temos aqui diversas marcas que partiram de Porto Alegre para o mundo, mas a cultura cervejeira continuou. A revitalização do 4º Distrito é um dos exemplos do quão forte é o setor cervejeiro para movimentar a economia, gerar emprego e renda. Isso fomenta a geração de emprego e renda para a cidade e também o turismo — avalia o vereador.
Executivo da Associação Gaúcha de Microcervejarias, Gustavo Cunha comenta que o cenário cervejeiro foi afetado pela pandemia, com fábricas e bares fechando e, por isso, o investimento no setor é especialmente importante neste momento.
— O Rio Grande do Sul e, principalmente, Porto Alegre sempre foi protagonista no cenário cervejeiro, pelo número de cervejarias, mas a população não sabe disso. Até pouco tempo, éramos a cidade com mais microcervejarias no Brasil e ainda somos a com o maior número de registros de produtos e premiações nacionais e internacionais. A ideia é que o setor cervejeiro esteja presente para ajudar no desenvolvimento do Estado e da região — afirma Cunha.
Os dados apresentados pelo executivo fazem parte do Anuário Brasileiro da Cerveja, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De 2020 para 2021, o RS teve um aumento de 10,4% no número de cervejarias. Porto Alegre é o município com a maior quantidade de registro de cervejas no Brasil, com 1.581 produtos. O número corresponde a 29,5% de todas as cervejas registradas no Rio Grande do Sul. Mas, na tabela de municípios que têm o maior número de cervejarias, apesar de ter aberto mais três estabelecimentos em 2021, a capital gaúcha caiu para o segundo lugar. Agora, o topo da lista é ocupado pela cidade de São Paulo.
A campanha
A primeira fase da campanha terá ações nas redes sociais e mídia programática. Também serão exibidas peças de Out of Home (OOH), divulgando a campanha em 11 outdoors digitais, cem placas de rua (entre estáticas e digitais), 11 bancas de revistas e duas empenas gigantes (nas esquinas das avenidas Ipiranga e João Pessoa e na Cristóvão Colombo com a Benjamin Constant).
A segunda fase da campanha, que será feita em março de 2023, prevê o investimento de mais R$ 100 mil pela prefeitura, que então divulgará a campanha nos veículos de comunicação com alcance estadual, além de atingir “influencers”. Na terceira fase, prevista para novembro, está prevista a criação de um portal das cervejarias e intervenções urbanas com a logomarca da campanha.