Nem só de vinho vive uma enóloga, não é mesmo? Assistindo a um jogo de futebol ou curtindo uma roda de samba, uma cerveja gelada parece fazer o par perfeito para o momento. No bar com petiscos, então, é o casamento ideal. Mas, a bebida fermentada a partir da cevada e de outros cereais foi para outro patamar com as cervejarias artesanais.
Ganhou novos estilos, sabores e até versões mais encorpadas para serem consumidas nos dias frios. O Dia Internacional da Cerveja é uma data recente. Foi criada em 2007 por um grupo de amigos da Califórnia, nos Estados Unidos, e é celebrada na primeira sexta-feira de agosto com a ideia de reunir a galera e comemorar, conta Rafaela De Conti, sommeliére.
Além disso, na primeira quinta-feira de agosto, também se comemora o IPA Day, outro evento cervejeiro, que caminha junto para evidenciar essa bebida tão apreciada mundialmente. Para quem deseja se aprofundar ou conhecer um pouco mais sobre as cervejas artesanais, a dica é chegar no bar, ou no supermercado, e ler os rótulos.
Neles constam informações que vão ajudar a identificar as principais características da bebida. A graduação alcoólica, por exemplo, varia de 3,5% até 12%. Depois, há a IBU (International Bitterness Unit), que é a unidade de medida de amargor da cerveja. Rafaela De Conti explica que conseguimos sentir de 0 a 100 de IBU, sendo acima de 60 bem perceptível, e as bebidas de até 30 são as de menor amargor.
Outro sigla que às vezes pode aparecer é a EBC (European Brewing Convention), que está relacionada à coloração da cerveja. Porém, a grande maioria dos rótulos apresenta nomenclaturas como clara ou escura. Por fim, a temperatura de consumo é um ponto a ser cuidado quando falamos em cervejas artesanais. Por serem mais complexas, ao degustar na temperatura sugerida podemos sentir melhor as características e as percepções do produto. Vale testar.
Hoje, também temos o B.A., que, em inglês, significa Brewers Association, que é o guia de referências de cervejas. Nele, encontramos mais de 150 estilos registrados. O consumo das bebidas artesanais tem crescido consideravelmente, o público está em busca de novos sabores e experiências. Outra tendência é a embalagem, cada vez mais vemos o produto sendo vendido em lata, já que protege mais a característica da bebida, pois não tem interferência da luz, gela mais fácil, é reciclável e facilita a logística como um todo.
Além de provar vários rótulos e estilos, você também pode ir anotando as suas percepções, é uma maneira legal de formar o seu paladar. Assim, se lembrará e criará as suas próprias referências dos estilos de que mais gosta, sendo mais assertivo nas escolhas e nas definições.
Para você saber mais, listamos alguns dos estilos de cerveja mais consumidos ao redor do mundo.
Pilsen
É o mais consumido no mundo todo. Cerveja clara e com perfeito equilíbrio entre o malte e o lúpulo. É ótima para acompanhar petiscos, amendoim e friturinhas dos bares.
Witbier
Feita de trigo da escola belga, tem como principal característica aromas de semente de coentro e de casca de laranja. Cerveja leve, refrescante e bem aromática. Uma boa porta de entrada para as artesanais. Harmoniza bem com ceviche, saladas e carnes brancas.
Weiss
Também de trigo, mas da escola alemã. É uma cerveja mais densa, encorpada, tendo como principal característica os aromas de banana e de cravo. Cozinha alemã é a cara dessa cerveja: salsicha, joelho de porco e alimentos à base de mostarda vão bem.
Red Ale
Bebida de tons avermelhados, com grande característica do malte no paladar, em segundo plano vem o amargor do lúpulo, para não deixar adocicada. Aqui é a hora das carnes, um churrasco fica perfeito pelas características do malte.
Stout
Cerveja com notas tostadas, como café e chocolate amargo. Sobremesas que levam o doce, bolos e mousses fazem aquele complemento ideal.
IPA
É um dos estilos mais consumidos, depois da Pilsen. A principal característica é o amargor. É uma cerveja mais intensa e que deixa o retrogosto amargo no paladar. Combina perfeitamente com hambúrguer e comidas mais gordurosas, como queijo gorgonzola e tortinha de limão. Pode parecer ousada, mas fica incrível.
Listamos bares para degustar diferentes estilos de cerveja artesanal em Porto Alegre:
DUBH CRAFT BEER
No BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300), no bairro Cristal
@dubhbeers
LAGOM BREWERY PUB
Rua Bento Figueiredo, 72, no bairro Bom Fim
@lagombrewerypub
INCA CERVEJAS ESPECIAIS
Rua Inácio Vasconcelos, 69, no bairro Boa Vista
@inca_cervejas
CERVEJARIA DELTA
Rua 18 de Novembro, 124, no bairro Navegantes
@cervejariadelta
ESTREITO DA CHOSEN
Rua Vasco da Gama, 542, no bairro Bom Fim
@estreito.chosen
NINKASI BAR
Rua João Alfredo, 557, no bairro Cidade Baixa
@ninkasi_bar_poa
4BEER
Av. Polônia, 200, no bairro São Geraldo
@4beerpoa
AL CAPONE CERVEJARIA LOCAL
Tv. São José, 515, no bairro Navegantes
@oalcabar