Não é por que eu sou enóloga que só bebo vinho, né? Para mim, um chope bem gelado no verão ou uma cervejinha com samba são harmonizações perfeitas. E como sangue não é água, meu primo mais novo, o Alex Frighetto, é o cara que mais entende de cerveja na família.
Hoje em dia, sei que meu estilo favorito é Pilsen, por ser mais leve. Mas já estou experimentando versões mais encorpadas e lupuladas, criando gosto pela Session IPA e pelas exóticas Sours. Recentemente, conversando com o especialista lá de casa, ele me contou que existe uma cerveja exclusiva para a temporada de Oktoberfest. No início, até achei que era pegadinha, mas é a mais pura verdade.
Embora não seja um estilo catalogado no guia das cervejas, o Märzen é servido durante as festas típicas. Thiago Martini, sommelier e mestre em estilos da microcervejaria Dado Bier, explica que, pela tradição alemã, a receita da bebida leva todos os insumos disponíveis, por isso, ela pode apresentar uma variedade de cor, tradição que é seguida até hoje.
Desde 2020, o Food Hall Dado Bier, em Porto Alegre, prepara a Oktoberfestbier. A cerveja teve tanta aceitação que passou a ser produzida durante o ano todo. Por lá, o Märzen tem cor âmbar, com espuma off-white, fermentação lager, com um toque tostado do malte. É equilibrado, com o amargor do lúpulo, aroma de casca de pão e corpo médio.
Outras opções de cervejas alemãs, da região de Munique, onde se comemora a Oktoberfest, é a Munich Dunkel, com coloração um pouco mais escura, que remete às bebidas pretas, aroma tostado e de boa aceitação no paladar; a Weiss, que é feita de trigo, tem coloração clara e notas frutadas de banana e de cravo; e a Helles Bock, uma cerveja dourada, com potência alcoólica maior.
Como uma boa cerveja feita na Alemanha, o estilo Märzen combina perfeitamente com salsicha bock, linguiça e chucrute. Com pratos mais próximos da nossa culinária, vale provar com carnes assadas e com nosso bom churrasco – o malte tostado fica interessante com o sabor da brasa.
Para conhecer a cerveja, a minha dica é aproveitar a terceira edição da Oktoberfest do Food Hall Dado Bier, na Capital. Além das cervejas típicas, também terá competição de quem toma “chope em metro” mais rápido, decoração e comidas especiais em todas as operações.
A FESTA ALEMÃ
A origem da Oktoberfest tem relação com o casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildbu, em 1810, que durou uma semana e foi tão prestigiado e divertido que começou a ser repetido anualmente. Além de comemorar, era a oportunidade de realizar competições de hipismo e, claro, de esvaziar os barris da última produção.
Isso porque, antigamente, a fabricação da cerveja se iniciava em outubro, entre o outono e o inverno, quando as temperaturas baixavam – o que garantia qualidade à bebida. Mas, para isso acontecer, era necessário consumir o que havia sido feito em março e liberar espaço no estoque. Qual era o estilo produzido meses atrás? O Märzen, que acabou se tornando clássico desta época do ano.