O dia 17 de março pode ser mais um dia normal no calendário para muita gente, no entanto, a data é um das mais importantes para os irlandeses, pois comemora-se o St. Patrick's Day. A festividade, em homenagem ao santo padroeiro do país, vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, inclusive, no Brasil. O evento ficou conhecido como um dia onde as pessoas saem às ruas com trajes verdes e brancos para beber chope verde.
A data marca o falecimento de São Patrício. Quanto à cor, além de ser as mesmas da bandeira da Irlanda, o verde também simboliza o trevo de três folhas que o padroeiro, na época em que fazia a evangelização enquanto bispo, usava para explicar aos celtas pagãos a Santíssima Trindade. Outro símbolo da data é o Leprechaun, o duede verde, uma figura mitológica do país que representa os guardiões e os conhecedores da localização de tesouros escondidos, por isso, os potes de ouro também aparecem nas decorações.
E a cerveja?
Como em qualquer festividade, música, comida e uma cerveja gelada sempre vão bem. Embora Saint Patrick's Day seja um feriado religioso, é nesta data que os irlandeses deixam as restrições de lado e saem para se divertir, sendo o único dia no qual é permitido beber nas ruas. Vale lembrar que a Irlanda é reconhecida pela produção e pela qualidade da bebida feita por lá. Como a cor verde é levada tão a sério, a cerveja também ganha tons diferentes.
Inicialmente, preparava-se com menta, para extrair a coloração. Mas o sabor ficava muito marcante e não agradava a todo mundo. Hoje em dia, utiliza-se corante alimentício, que não altera odor nem paladar. O estilo pilsen é o mais fácil de colorir, pois é o mais claro e, por isso, de fácil pigmentação.
No fim das contas, é uma brincadeira divertida e que movimenta as pessoas em uma comemoração que adotamos no Brasil.