Quem transitou pela orla do Guaíba no entorno da Usina do Gasômetro nesta quarta-feira (8) já pôde perceber uma mudança no cenário. Isso porque quatro dos oito quiosques anunciados em março para o trecho 1 da Orla foram instalados na noite de terça-feira (7). Segundo a GAM3 Parks, concessionária que administra o trecho, as quatro estruturas restantes seriam colocadas na noite desta quarta-feira (8).
Cada quiosque oferecerá produtos de segmentos variados, como lanches, bebidas e sorvetes, ampliando a diversidade de opções aos frequentadores do espaço. Além disso, também serão instalados mobiliários para descanso, como cadeiras e guarda-sóis, nos platôs existentes na Orla (veja lista abaixo).
Filipe Chagas, responsável pelo setor de Marketing da GAM3, explica que, após a colocação das estruturas no trecho 1, os permissionários receberão as chaves dos quiosques e poderão iniciar os preparativos para a abertura, que vai depender de cada locatário.
— O que falta na Orla, hoje, é diversidade. Procuramos primeiro os permissionários que já atuam na Orla, depois os ambulantes e cinco pessoas do mercado. Cada quiosque vai ter uma identidade visual de acordo com a marca, mesinhas padronizadas e espaços de sombra, que são reclamações das pessoas que frequentam o local — explica.
Ele acrescenta que, além de ampliar as opções para o consumo, a intenção da GAM3 é mobilizar o espaço com eventos e shows. A proposta é que as atividades ocorram de segunda a segunda, não apenas nos finais de semana. Para exemplificar o potencial da Orla, ele lembra da exibição dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, em 29 de março, que reuniu milhares de pessoas em uma terça-feira à tarde.
Inicialmente, a instalação dos quiosques havia sido anunciada para abril. Carla Deboni, arquiteta e diretora administrativa da GAM3 Parks, explica que houve uma demora para que os módulos fossem instalados devido a pendências quanto à ligação definitiva da energia elétrica, além das intempéries climáticas.
A arquiteta lembra que o projeto teve início em janeiro, se estendendo até março, entre ajustes e diálogos com a prefeitura. No fim de abril, teve início a fabricação dos módulos, que foram concluídos em maio.
A GAM3, que também administra o Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Harmonia), tem planos ambiciosos para o segundo semestre. Segundo Filipe Chagas, a meta é transformar o Harmonia em “um dos maiores parques temáticos de capitais do Brasil”. Os detalhes ainda estão em discussão, e o lançamento oficial deve ocorrer entre julho e agosto.
Frequentadores aprovam
Morador do bairro Cidade Baixa, o auxiliar administrativo Gorotildes Maia Alves, 47 anos, convidou a namorada, a aposentada Catia Aparecida Souza Nascimento, 51, moradora de Viamão, para passear na Orla. O casal diz que frequenta o local com frequência e aprovou a instalação dos quiosques.
— Se os produtos tiverem qualidade, vai ajudar muito. Ficou muito bonito. Gostamos muito de passear aqui, de vir tomar chimarrão, porque é tranquilo, limpo. Sempre viemos e nunca tivemos problemas — comentam.
Confira o que vai ter em cada quiosque
- Quiosques 1 e 2: Cabana da Orla - petiscos brasileiros com assinatura do Boteco Pedrini
- Quiosque 3: Quiosque do Espartano - sanduíches, tapiocas e chope
- Quiosque 4: Orla Gourmet - sorvetes, paletas mexicanas, bubbles e açaí
- Quiosque 5: Tropical - lanches fast-food, xis e cachorro-quente
- Quiosque 6: Alcapone - cervejas artesanais
- Quiosque 7: Bar da Orla - comida saudável, saladas, wrap, smooths e sucos naturais
- Quiosque 8: Aloha POA - drinques, caipiras e porções de petiscos