Os frequentadores do trecho 1 da orla do Guaíba ganharão novas opções de gastronomia e de sombra. A partir de abril, oito quiosques serão instalados em um trecho de 1,5 quilômetro. O projeto de instalação foi aprovado nesta segunda-feira (28) pela prefeitura de Porto Alegre.
A informação já havia sido adiantada pelo colunista de GZH Paulo Germano, que detalhou que um dos quiosques já estaria reservado para uma marca gaúcha de cerveja artesanal, outro a uma sorveteria e um terceiro a um vendedor ambulante. O objetivo é oferecer um mix diversificado de produtos, com alternativas que até o momento não existem no local, sem gerar concorrência entre os quiosques nem com os bares já instalados. Com a aprovação nesta segunda-feira, o próximo passo será a confirmação com os interessados para a definição dos operadores dos pontos.
O projeto, que inicialmente tinha outro visual, também recebeu aval do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, responsável pela revitalização do trecho 1. De acordo com a GAM3, concessionária que administra o espaço, houve uma evolução na concepção visual, que foi sendo alterada conforme debates e sugestões. A nova leitura dos quiosques busca elementos já utilizados na Orla, como madeira, aço e concreto.
— O projeto (do trecho 1) tinha um viés e um momento. Agora, há os próximos passos para ir implementando, para se tornar cada vez melhor para atender o público — salienta Carla Deboni, arquiteta e diretora administrativa da GAM3 Parks.
A concessionária ressalta ainda que a intenção da iniciativa é modernizar, padronizar e tornar o espaço ainda mais atrativo aos frequentadores. Desde que assumiu a concessão, em agosto de 2021, a empresa buscou entender as demandas e necessidades dos frequentadores, bem como o comportamento na Orla.
— Nós identificamos a necessidade de criação de mais pontos de comércio, até para atender melhor a demanda do público aos finais de semana, que, em dias de sol, é de até 60 mil pessoas — afirma. — A Orla tem, de estruturas, quatro bares e o restaurante 360. Obviamente, não é suficiente para todo esse público, e acaba acontecendo uma concentração, inclusive nos ambulantes. Outra demanda era a falta de espaços para sentar, com sombra, guarda-sóis, para contemplar o pôr do sol e a vista como um todo. Surgiu então a ideia da criação desses quiosques — acrescenta.
Com o novo projeto, cada quiosque poderá explorar a área da esplanada com mobiliários, como cadeiras e guarda-sóis, trazendo mais conforto aos usuários do espaço.
A empresa ressalta que a ideia é ter esses espaços funcionando o mais rápido possível, mas ainda não prevê data exata de início.
Produção: Fernanda Polo