O Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará apresentação nesta terça-feira (29) na orla do Guaíba, em Porto Alegre, a partir das 16h30min. O evento terá acesso gratuito para o público e integra as comemorações pelos 250 anos da cidade.
Após um período sem apresentações públicas devido à pandemia de covid-19, a Esquadrilha da Fumaça está retomando as atividades pelo país. Neste ano, o grupo completa 70 anos de história.
A demonstração na Capital faz parte de uma série de eventos no sul do Brasil. Na quarta-feira (30), o esquadrão estará em Charqueadas — em alusão aos 40 anos de emancipação do município.
Caso haja alguma mudança nas condições meteorológicas que impossibilitem a demonstração, o evento vai ser cancelado e não há previsão de uma nova data para a realização. Contudo, a FAB afirma que o evento normalmente é realizado inclusive durante a chuva. Caso ocorra alguma pancada passageira, os pilotos vão aguardar para dar início ao espetáculo.
A partir das 14h desta segunda-feira (28), um estante da FAB vai ser montado na Usina do Gasômetro. O painel vai contar com publicações sobre aviação para os interessados de todas as idades, desde revistas em quadrinhos para crianças, até instruções de como ingressar na Força Aérea para os adolescentes.
Concluída a agenda no Brasil, o grupo vai se dirigir para Santiago, no Chile, para a Feria Internacional del Aire y del Espacio (Fidae), que acontecerá de 05 a 10 de abril. Essa a maior feira aeronáutica da América Latina.
— Retornar às demonstrações aéreas pelo Brasil e participar de uma importante feira internacional como a Fidae, no Chile, é começar o ano do septuagenário cumprindo a missão da Esquadrilha da Fumaça, de divulgar a Força Aérea Brasileira ao seu povo e fortalecer os laços com nossos vizinhos de fronteira. As demonstrações em território nacional e a troca de experiência com esquadrões de demonstração de outros países é de suma importância para a FAB e para a Fumaça — comenta o tenente-coronel Daniel Garcia Pereira, comandante do esquadrão.
A última vez em que o grupo se apresentou em Porto Alegre foi em 2018, para comemorar os 246 anos da cidade. Naquele ano, a demonstração também ocorreu na Orla e teve duração de cerca de 25 minutos.