Uma multidão ocupou a orla do Guaíba neste domingo (25) para apreciar a exibição da Esquadrilha da Fumaça. Com a Avenida Edvaldo Pereira Paiva fechada para o trânsito de automóveis, o público se espalhou pela via para se divertir com as acrobacias das sete aeronaves A-29 Super Tucano. O evento fez parte das comemorações pelo aniversário de 246 anos de Porto Alegre, celebrado nesta segunda-feira (26).
A manhã chuvosa e nublada ameaçou a apresentação dos pilotos, mas no meio da tarde o sol apareceu e, às 16h25min, os aviões surgiram no horizonte sobre as águas do Guaíba, arrancando aplausos e gritos de comemoração do público. Pouco antes, a estudante Larissa Rodrigues, 21 anos, aproveitou a espera para visitar os estandes da Aeronáutica e vestir um macacão idêntico ao dos pilotos. Fã de aviação, Larissa sonha em seguir carreira militar.
— Sempre gostei de aviões, comprava muitas revistas. Pretendo fazer concurso e um dia entrar na Força Aérea. Foi uma honra vestir o uniforme — emocionou-se.
Na primeira apresentação do ano da esquadrilha, os pilotos fizeram uma exibição mais curta. Foram 25 minutos de manobras no ar, ante os tradicionais 40 minutos de espetáculo. Apesar do pouco tempo, não faltou emoção. Em ações coordenadas e de extrema precisão, os pilotos voaram de cabeça para baixo, giraram as aeronaves em torno do próprio eixo, balançaram as asas e fizeram subidas verticais que tiraram o fôlego do público. Nos momentos de maior adrenalina, os aviões se cruzavam no ar, em alta velocidade e a poucos metros de distância.
— Foi lindo. Nunca tinha visto a esquadrilha antes e achei sensacional — comemorou o estudante Yago Alge, 15 anos.