Cerca de cem pessoas aproveitaram o final de semana para conhecer o navio-patrulha Benevente, aberto à exposição pela Marinha no Cais do Porto de Porto Alegre. A visitação pública ao guardião do Litoral Sul integrou as comemorações pelo aniversário de 246 anos da Capital, comemorado nesta segunda-feira (26).
Construído em 1984 e desde 1998 incorporado à Marinha do Brasil, o Benevente atua em operações de vigilância e salvamento. Lotado no 5º Distrito Naval, em Rio Grande, navega por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com uma tripulação de 40 pessoas, é equipado com canhão calibre .40 –, com capacidade para 120 tiros por minutos e alcance de 10 quilômetros – duas metralhadores 20 mm, lanchas e guindastes.
A imponência da embarcação surpreendeu o assistente social Bruno Pereira e a professora Carla Santos. O casal circulava pela região do cais com a filha Barbará, de quatro anos, quando soube que o navio estava aberto à visitação. A família não titubeou.
— Nunca tive a oportunidade de entrar em um navio da Marinha. Achei muito legal. É diferente quando você está dentro , dá outra dimensão do tamanho que tem uma embarcação dessas — disse Bruno.