As soluções digitais (digital solutions) estiveram em destaque no espaço The Next Big Thing neste segundo dia das competições entre startups no South Summit, que ocorre nos armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre. Em uma verdadeira arena, com arquibancada lotada de gente, os competidores apresentaram suas ideias e projetos aos investidores presentes. Participaram oito startups: Bridger Lab, Diário Escola, FySelf OÜ, Genially, Kiskadi, Int6 Tecnology, SoMin.ai e Trakto. Dessas, três eram gaúchas e uma alagoana.
— Gosto muito do assunto, mas estamos recém no meio desse assunto de soluções digitais — observa a estudante Júlia Duha, de 18 anos, que acompanhava atentamente as disputas.
Foram três minutos de apresentação para cada representante de startups. Os jurados podiam fazer perguntas.
— Achei legal a apresentação do Diário Escola, porque usavam a plataforma na minha escola. E é bom assistir para ver o que pensam — disse Guilherme Novello, 19 anos, que começou a trabalhar em uma empresa de inovação voltada para educação.
As apresentações foram em inglês com tradução simultânea pelo aplicativo do evento. As exibições aconteceram em duas etapas. Tudo começou pelo pitch, situação onde as startups apresentam seu projeto e área de atuação. Num segundo momento, os representantes dessas startups respondem aos questionamentos dos avaliadores.
— Gosto demais desses modelos de startups — comentou a também estudante Marina Ramos, 18.
As gaúchas Diário Escola, Kiskadi e Int6 Tecnology foram bem. A primeira trabalha em soluções para escolas fornecerem processos acadêmicos, como planejamento, trabalhos de aula e avaliações. Gera os documentos legais e os processos financeiros exigidos pelas escolas para administração de seus negócios. Oferece ainda ferramentas de comunicação para que alunos e pais interajam rotineiramente com a escola.
Por sua vez, a Int6 Tecnology oferece produtos para o ciclo de vida completo do assinante dentro das operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de internet. Desde solução do mercado para provisionamento automático de assinantes, resolvendo a instalação e manutenção de equipamentos, até o monitoramento e controle de todos os parâmetros de rede óptica, wi-fi e endereço IP de assinantes.
Já a Kiskadi é uma startup de tecnologia com foco em soluções de CRM para o varejo. Desenvolve uma plataforma de fidelização web e mobile para garantir estratégias inteligentes aos lojistas e franqueadores. Por fim, a Trakto, de Alagoas, mostrou seu produto, uma plataforma de design gráfico de fácil uso.
O resultado final da competição será revelado nesta sexta-feira (6).
HackaTchê
Na quarta-feira (4), o South Summit foi palco da final do HackaTchê. A disputa reuniu equipes formadas por estudantes da rede estadual do Rio Grande do Sul, que se propuseram a pensar soluções inovadoras e tecnológicas para problemas reais do dia a dia.