A entrega da Fonte Talavera de la Reina restaurada em frente ao Paço Municipal, na manhã da próxima segunda-feira (24), servirá com um marco inicial da prefeitura de Porto Alegre para uma força-tarefa que tem como missão melhorar o aspecto do Centro Histórico em um prazo de 120 dias.
As ações prioritárias foram definidas em uma reunião comandada pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário de Planejamento, Cezar Schirmer, nesta sexta-feira (21), em que foi oficializado o Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico e, sob o comando dele, um grupo de intervenção rápida formado por seis a 10 servidores cedidos pelas secretarias municipais. Esse grupo terá autonomia para detectar problemas e mobilizar soluções de problemas de zeladoria no perímetro central da cidade.
Neste prazo de 120 dias, o gabinete espera ver resolvidos problemas como pontos de acúmulo de sujeira, mobiliário urbano vandalizado, sinalização precária, cartazes irregulares, iluminação insuficiente, podas, restauro de calçadas entre outros.
Neste período, o gabinete também pretende aprimorar a segurança pública da região com novas câmeras de monitoramento e um sistema de comunicação por luzes que pode ser usado para alertas os frequentadores e agentes de segurança de uma ocorrência, como uma criança perdida, por exemplo.
Enquanto as ações de pequeno porte se desenrolaram nos próximos quatro meses, o gabinete também trabalhará nas próximas etapas de ações a médio prazo, como os editais de adoção de equipamentos públicos, as diretrizes do Plano Diretor, a ser enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias, um Plano de Mobilidade Urbana e um projeto de reocupação de prédios com valor histórico ociosos.
A restauração da Fonte Talavera foi a primeira medida determinada por Melo na reunião de estreia com o secretariado, em janeiro. Comandada pela secretaria de Parcerias Estratégicas, a reforma custou R$ 200 mil e foi bancada pelos parceiros Melnick e Zaffari. Foram executadas a limpeza dos azulejos, a retirada e a recolocação da pedra portuguesa que fica ao redor da fonte, além da mudança do gradil, agora mais baixo. O monumento também recebeu capina e um novo projeto paisagístico.