Das muitas paisagens que estão sendo alteradas por causa da revitalização do novo trecho da orla, uma delas pretende tornar mais fácil o acesso de quem está no Parque Marinha do Brasil e quiser ver o Guaíba. Quem passa pela região da praça Espelho D'água desde segunda-feira (17) já percebe a movimentação do maquinário.
No local será construída uma escadaria em grama, alinhada ao Centro Cívico para melhorar a visibilidade e o acesso à orla. Os trabalhos deverão ser finalizados em junho.
- Esta conexão irá expandir muito a utilização do Parque Marinha. Os dois parques funcionarão como um só, fomentando um ao outro -, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
Essa etapa da obra necessitou a retirada de cinco árvores do parque - três maricás, um eucalipto e um pinus. As intervenções foram autorizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
Como compensação às remoções, serão plantadas 48 novas mudas, distribuídas na área do parque e da orla. Também foi autorizado o transplante de uma corticeira, para cerca de 20 metros do local onde se encontrava, no próprio parque.
A revitalização da orla entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante já atingiu 80% de execução. A conclusão das obras no trecho de 1,6 quilômetro está prevista para agosto. Estão sendo investidos R$ 53,4 milhões.