No meio de uma área revitalizada e de uma que está em obras, um trecho da orla do Guaíba procura projetos e investidores. Depois de anunciar que estava desistindo da roda-gigante, agora a prefeitura informa que vai adaptar novamente o projeto.
Em abril, a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) realizou uma rodada de negociação com possíveis interessados. O objetivo era sondar o mercado buscando viabilizar a revitalização e concessão do trecho entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio
"Fizemos a rodada de conversas com os investidores e percebemos que não havia um grande interesse do mercado", diz a assessoria da secretaria.
A alternativa agora é incluir uma marina pública no projeto. Um estudo de viabilidade está sendo realizado. Se for identificada viabilidade, serão definidas as necessidades básicas para a instalação da área.
A primeira alteração no projeto já ocorrera porque não houve interesse dos investidores. A prefeitura retirou a obrigatoriedade da instalação de uma roda gigante, o que reduziu os investimentos obrigatórios de R$ 70 milhões para R$ 25 milhões. Com isso, quem vencesse a licitação teria a liberdade para a construção de um outro atrativo âncora, previamente aprovado pela prefeitura.
Ainda dentro do que foi recentemente estabelecido pela secretaria, o trecho da orla deveria ter como itens obrigatórios a construção de uma praça de chegada, sanitários, decks e passarelas, cachorródromo, um teatro de arena, vegetação e paisagismo, sistema de iluminação, comunicação visual e espaço de eventos ao ar livre. O contrato teria duração de 35 anos.