Depois do avanço do concreto, que servirá de estrutura para as instalações do novo trecho revitalizado da orla do Guaíba, o trecho de 1,6 quilômetro da foz do Arroio Dilúvio ao Parque Gigante, está ficando mais verde.
A plantação de árvores e do gramado já atingiu 70% do previsto. Para esta fase da obra, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) está investindo R$ 1,5 milhão.
- O paisagismo dará o toque final para este que será um dos maiores espaços públicos da nossa cidade. Queremos garantir que Porto Alegre finalmente se reencontre com o Guaíba -, destaca o secretário Pablo Mendes Ribeiro.
Somente o gramado terá a extensão é de 28 mil m². Sobre as árvores, a ideia foi criar as melhores condições para a contemplação do Guaíba e do pôr-do-sol, além da preservação da vegetação nativa do espaço.
- Além do gramado, o trecho contará com uma seleção de espécies arbóreas, arbustivas e ornamentais -, conta a engenheira agrônoma Gabriela Moura, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsável pelo paisagismo.
Entre as espécies que poderão ser encontradas no trecho, estão Caliandra Vermelha, Vassoura Vermelha, Lantana, Sarandi Branco, Sarandi Vermelho, Capim-dos-Pampas, Capim Vassoura, Capim Rabo de Burro, Barba de Bode, Verbena, Salvia e Verbena Rígida.
Ao todo, mais de 75% dos serviços da revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba já foram executados. A conclusão dos trabalhos está prevista para 30 de agosto. O consórcio ACA/RGS é o responsável pelas obras.
O investimento no espaço será de R$ 55,5 milhões na construção de 27 quadras esportivas, estruturas de apoio para exercícios físicos, ciclovia, bares, e a maior pista de skate da América Latina. Contratualmente, a obra, que começou em novembro de 2019, deveria ter sido concluída em outubro do ano passado.
Dos trabalhos em andamento, a construção das edificações previstas, das calçadas, quadras esportivas, arquibancadas são os que estão mais atrasados. Já as obras na pista de skate, academia, reservatório e rede de água e paisagismo são os mais avançados. Em outubro, o estacionamento da orla - com 150 vagas disponíveis - foi a primeira parte do projeto que foi entregue para uso.