A Câmara Municipal de Porto Alegre encerrou a primeira metade do ano legislativo com 55 propostas aprovadas em plenário. Destas, duas dezenas — ou mais do que um terço — dizem respeito a concessões de troféus, diplomas e títulos de cidadão ou inclusões de efemérides no calendário oficial do município.
As honrarias são destinadas a personalidades conhecidas, como o músico gaúcho Elton Saldanha e o arquiteto e ex-governador do Paraná Jaime Lerner, e cidadãos de menor projeção. As quatro novas datas comemorativas oficias da Capital são os dias do Orgulho LGBT e do Cuidador Voluntário, a Semana do Consumidor e o Mês de Incentivo à Doação de Sangue.
Das outras 35 matérias aprovadas, oito partiram do governo municipal —dentre elas, a que revisou o IPTU, a que disciplinou a concessão de praças e parques e a que cortou gratificações de servidores.
Houve quatro iniciativas que tratavam de assuntos internos da casa, três revogações de leis inócuas e nove denominações de ruas, avenidas e praças da Capital.
Quanto aos 11 projetos restantes propostos pelos vereadores que foram aprovados pelos colegas, apenas dois foram sancionados pelo prefeito Nelson Marchezan. Os outros nove foram vetados, total ou parcialmente, sendo que quatro vetos foram derrubados —um deles parcialmente.