A rótula que liga as avenidas Icaraí e Chuí à Avenida Divisa, no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, será entregue neste sábado (30) pela prefeitura. A liberação do trânsito no local foi confirmada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim). A obra, que começou em 2015, integra os trechos 3 e 4 da duplicação da Avenida Tronco, que deve ser concluída somente em julho de 2022.
Os trabalhos na rótula, nas proximidades do BarraShopping, começaram em agosto de 2015, mas foram apenas até novembro daquele ano. Depois, ficaram dois anos e meio parados, até a retomada, em junho do ano passado.
A liberação da via está prevista para as 11h30min deste sábado e será acompanhada pelo prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior. Nenhum evento foi programado para a ocasião, apenas uma visita técnica, coordenada por técnicos da Smim e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Segundo a prefeitura, além da ampliação da rotatória, foram instaladas novas redes de esgoto pluvial e sanitárias, redes elétricas e de iluminação pública, calçadas, asfaltamento e sinalização viária.
Na tarde desta sexta-feira (29), cerca de 20 funcionários do consórcio responsável pela obra e de empresas contratadas trabalhavam nos últimos ajustes para a conclusão. Além da instalação de placas e da ligação de energia nos semáforos e postes de iluminação, ainda faltavam ser implementadas a pintura de faixas de segurança e outras sinalizações horizontais.
– Nosso prazo é até amanhã. Vamos trabalhar noite adentro para entregar até as 6h – disse o responsável por uma empresa contratada, que pediu para não ser identificado. A obra está sob responsabilidade do consórcio formado entre a Construtora Pelotense e a Toniolo Busnello.
Na Avenida Divisa, o cimento de um trecho do meio-fio ainda secava, enquanto os operários encerravam a colocação de uma boca de lobo e lavavam a pista. Do outro lado da rótula, funcionários instalavam cabos de energia e semáforos em postes. Em um terceiro ponto, começavam a distribuição das placas que ficarão na via.
Entre os trabalhadores, a sensação é de que o serviço foi deixado “para a última hora”.
- Tem mais de 40 placas para colocar, mas nenhuma foi furada (para ser parafusada nos postes). Vamos entra a noite colocando – afirmou João Antunes, um dos operários responsáveis pela colocação das placas, por volta das 16h.
Junto às obras da rotatória, são feitas também melhorias na Rua Gabriel Fialho Camargo, nas imediações do Postão da Cruzeiro, também correspondente às melhorias de mobilidade na Avenida Tronco, que faz parte do conjunto de obras previstas para serem entregues na Copa do Mundo de 2014.