Parada desde novembro de 2015, a rótula que ligará as avenidas Icaraí e Chuí à Avenida Divisa, no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, teve suas obras retomadas junto com a duplicação da Avenida Tronco, em 21 de junho.
A previsão da prefeitura é de que a rotatória seja concluída em abril de 2019. O projeto prevê a pavimentação, um corredor de ônibus, calçada, ciclovia, redes de drenagem e iluminação pública. A obra integra os trechos 3 e 4 da duplicação da Avenida Tronco, totalizando 3,4 quilômetros de comprimento — a avenida deve ser finalizada em até 24 meses.
Na quarta-feira (4), em torno das 16h, quatro operários estavam no local retirando o asfalto existente com uma máquina fresadora. O processo, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), é necessário para cobrir o piso novamente com um asfalto mais novo e resistente.
Enquanto trabalhadores operavam os maquinários, GaúchaZH flagrou duas pessoas fumando crack a poucos metros dali. Elas se acomodavam em torno de uma dezena de blocos de concreto amontoados e cercados por lixo, que serão utilizados para a colocação da galeria de drenagem. Neida Zaleski, 68 anos, que mantém um salão de beleza na Avenida Icaraí, conta que a cena se tornou frequente desde o abandono da construção.
— Todo dia aparece uns drogados para fumar crack e outros tipos de droga. É toda hora isso — relata a cabeleireira.
Quem trafega todos os dias pela região espera que a rotatória possa desafogar o trânsito intenso dos horários de pico. O motorista de aplicativo de transporte Anderson Cosenza, 38 anos, por exemplo, aguarda ansiosamente pela rótula desde o anúncio da duplicação da Avenida Tronco.
— Levo 15 minutos do Barra (BarraShoppingSul) até a Dr. Campos Velho. Hoje, se eu quiser ir para o outro sentido da Icaraí, por exemplo, tenho que fazer toda a volta. Se sair, aí sim, vai ser uma mão na roda — conta.
O projeto de duplicação da Avenida Tronco, inicialmente, ficaria pronto na Copa do Mundo de 2014. Devido ao atraso, porém, a construção da rótula foi iniciada somente em agosto de 2015, com previsão de conclusão em quatro meses. Em novembro, a obra foi interrompida e ficou abandonada desde então.