A nove meses do prazo estipulado pelo governo federal, a prefeitura de Porto Alegre apresentou, nesta quarta-feira (4), um cronograma para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, documento que deve estabelecer diretrizes e metas para o tema na cidade. Um relatório deve ser concluído até dezembro, e o projeto será enviado à Câmara de Vereadores no começo do ano que vem.
Abrindo os debates sobre o tema, um seminário aberto ao público será realizado nesta quinta-feira (5), com participação do presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos, o espanhol Josep Piquè. Oficinas temáticas serão realizadas nos próximos meses, além de uma audiência pública. Todas essas informações ajudarão a formar um diagnóstico da mobilidade, estudos de cenários futuros e um plano de ação.
— A gente vai vai ouvir os atores da sociedade, quem trabalha com planejamento de carga, transporte coletivo, transporte individual, e vai unir informações que a gente já possui da cidade em função do GPS de táxi, do mapa de fluidez que a gente tem da 99. Somando tudo isso, será possível começar a definir os modais. Por exemplo, qual é o sistema de transporte que a gente pode ter? — explica o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
O plano de mobilidade também abordará a integração metropolitana, além de servir como um eixo para o Plano Diretor. A organização WRI vai orientar a prefeitura na elaboração, com a metodologia e ideias para qualificar a mobilidade. O diretor do Programa de Cidades da WRI Brasil, Luis Antônio Lindau ressalta que o foco deverá ser as pessoas, e acredita que uma cidade "caminhável e ciclável" é mais interessante.
— Se a gente não tem um plano norteador seja para o desenvolvimento urbano ou mobilidade, é muito difícil esperar que alguma coisa salvadora seja construída em dois anos, isso não existe — acrescenta.
A prefeitura lançou uma página na internet para explicar o que é o plano e, a partir de agosto, haverá também uma ferramenta online para que as pessoas possam dar suas sugestões para a mobilidade. Na solenidade, o prefeito Nelson Marchezan destacou que espera uma "gigante participação da sociedade".
O prazo para conclusão da elaboração do plano é abril de 2019, conforme estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587). Na gestão de José Fortunati, em 2015, a prefeitura já havia enviado um projeto de plano à Câmara, mas necessitava de ajustes e acabou não sendo votado, segundo Soletti.
Calendário:
Reuniões diálogos com sociedade: julho até outubro
Seminários: julho, agosto e setembro
Oficinas temáticas e regionais:
- Agosto: transporte coletivo
- Setembro: trânsito, circulação e acessibilidade
- Outubro: zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.
Audiência Pública: novembro.
Relatório Final: dezembro
Seminário Debatendo o Futuro da Mobilidade de Porto Alegre
Quando: Quinta-feira (5), das 9h às 12h30min.
Onde: Escola de Engenharia UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 99)
Aberto ao público