O trânsito na manhã desta quarta-feira (4) se intensifica nas avenidas da Capital e Região Metropolitana. A Avenida Bento Gonçalves apresenta bastante lentidão nos dois sentidos. Às 7h20min, um acidente entre ônibus e carro foi registrado na via, no sentido bairro-Centro, na esquina com a Rua Veríssimo Rosa, no bairro Partenon.
A lentidão se repete próximo ao Terminal Triângulo, Assis Brasil e Túnel da Conceição. Na entrada de Porto Alegre, pela freeway, um motociclista caiu na via e o fluxo é lento. Região do aeroporto é melhor opção.
Poucos antes das 9h, um bloqueio total foi realizado na Avenida Oscar Pereira, próximo a Rua da Gruta, após a queda de uma árvore. Equipes da prefeitura trabalham no local.
Região Metropolitana
O trecho entre Gravataí e Porto Alegre pela freeway registra movimento acima do normal nesta quarta. O motivo é o fim da cobrança do pedágio na praça de Gravataí, após o fim da concessão da Triunfo Concepa, que administrou o trecho por 21 anos. Antes, quando havia cobrança, era comum que moradores de Gravataí fizessem o trajeto para Porto Alegre por vias internas do município vizinho de Cachoeirinha, desviando, assim, da cobrança do pedágio.
Na BR-290, em Eldorado do Sul, as cancelas do pedágio também estão liberadas na manhã desta quarta-feira. Isso faz com que o trânsito seja mais intenso no sentido Capital-Interior, o único em que havia cobrança. Muitos motoristas que usavam a Estrada do Conde para se deslocar entre Porto Alegre e Guaíba, que está em condições ruins, agora estão utilizando o pedágio. Isso deve afetar o trânsito no fim de tarde, quando há movimento mais intenso no sentido Capital-Interior.
Na RS-040, motoristas já encontram os tradicionais pontos de lentidão no trecho da Lomba do Sabão na entrada de Porto Alegre. Não há, no entanto, acidentes em atendimento.
Na BR-116, o fluxo é acentuado entre o Vale dos Sinos e Porto Alegre, principalmente no trecho de Canoas, mas sem pontos de lentidão.