O Uber anunciou uma mudança na forma de calcular o ganho de motoristas. Agora, o condutor deixa de receber uma taxa fixa por corrida, que era de 75% sobre o valor pago pelo usuário — 25% iam para a empresa —, e passa a receber um valor que considera tempo e distância percorrida em cada viagem.
A mudança começou a valer em Porto Alegre nesta segunda-feira (2) e irá vigorar em todo o território nacional. A empresa afirmou que o valor cobrado dos passageiros não terá alteração.
Na Capital, a mudança no valor não agradou aos profissionais da empresa. Na visão do presidente da Associação de Motoristas Privados e de Tecnologias (Ampritec), Reginaldo Ramos, o montante recebido por corrida será menor.
— O cálculo (do valor da corrida) já era feito assim. A questão é que agora não é mais uma taxa fixa, e eles (Uber) estão ficando com mais dinheiro, às vezes até 40%, sendo que usamos nosso tempo e nosso carro. Isso só nos prejudicou — defende.
Segundo ele, as mudanças ocorrem devido às novas regras aprovadas pela Câmara Municipal em abril.
— Eles vão ter que modificar o serviço e estão embutindo esses valores agora para se prepararem. É enganação.
O Uber defende que a novidade traz mais "previsibilidade" aos motoristas e é uma forma de cobrança mais "justa", por considerar tempo e distância.