Ciro Gomes (PDT) anunciou nesta quarta-feira (10) a retomada de sua pré-candidatura à Presidência da República em 2022, suspensa na semana passada após deputados do seu partido votarem a favor da PEC dos precatórios no primeiro turno.
— Estou de volta, sim. Eu volto à luta porque o meu partido, os companheiros da bancada, me deram um sinal muito generoso e corajoso. Só fazem esse tipo de gesto aqueles que têm compostura — disse Ciro em entrevista à CNN Brasil.
Na terça-feira (9), a bancada do PDT orientou voto contrário à PEC no segundo turno — a proposta foi aprovada por 323 votos favoráveis a 172 contrários.
Ciro suspendeu sua candidatura em 4 de novembro. Na ocasião, escreveu no Twitter: "Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios. A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição."
Nesta quarta, À CNN ele afirmou:
— Eu não desisti da minha pré-candidatura. Eu suspendi, como um ato de luta. Porque eu não posso tomar bola nas costas.