As fichas físicas do transporte público de Passo Fundo deixaram de ser aceitas na quarta-feira (1°). Os vales-transporte vermelhos adquiridos pelos usuários não valem mais como pagamento nos coletivos urbanos.
A partir de agora, os passageiros só poderão utilizar o cartão eletrônico ou dinheiro para se deslocar de ônibus, com exceção dos usuários com gratuidades garantidas em lei, como idosos e pessoas com deficiência (PcD). Até o momento, 37 mil cartões já foram emitidos, entre passageiros comuns, estudantes e beneficiários da gratuidade.
Quem ainda tiver fichas sobrando poderá fazer a conversão em saldo para o cartão até o dia 31 de maio. É permitido fazer a conversão uma única vez, respeitando o limite de até 450 fichas.
O prazo de validade das passagens foi prorrogado em 21 de novembro, por meio de decreto da prefeitura. O documento também autorizou a conversão do valor das fichas em crédito para o cartão.
O decreto anterior definia o prazo de uso até 2 de dezembro, sem possibilidade de conversão dos créditos. A mudança atendeu a reivindicações da população, que temia a perda do valor investido nas fichas, e de vereadores, que se mobilizaram na Câmara.
Onde fazer a conversão das fichas
- Local de atendimento: Avenida Sete de Setembro, 97 - Centro
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h10min ao meio-dia, e das 14h às 18h
Como recarregar o cartão
- Na matriz da Coleurb na Avenida Sete de Setembro, 97, Centro
- Loja na Rua Morom, 1230, Centro, das 9h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia
- Pelo WhatsApp da empresa no contato 0800-001-1078, informando CPF
- Site da empresa, na aba Comprar Créditos
A Coleurb recomenda que a recarga seja feita no ponto da Rua Morom, em virtude da demanda pela conversão de créditos na sede da empresa.