Após ser diagnosticado com pneumonia, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), se afastou do cargo por 15 dias para tratamento. Ele voltou a ser internado na sexta-feira (3) com um quadro de insuficiência respiratória. De acordo com o portal g1, em razão disso, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), assumiu a prefeitura a partir deste sábado (4).
"O afastamento se dará conforme atestado médico emitido pelo Dr. Enaldo Melo de Lima, para tratamento de pneumonia. Nesse período, o vice-prefeito Álvaro Damião assume interinamente o comando da Prefeitura", diz nota da prefeitura.
Devido às complicações de saúde, sua cerimônia de posse, na quarta-feira (1°), ocorreu por chamada de vídeo, e seu discurso foi lido pelo vice-prefeito, Álvaro Damião, diante da dificuldade de fala de Noman.
O boletim médico divulgado na tarde deste sábado afirma que o prefeito apresentou melhora no estado de saúde durante a noite, mas que ainda não há previsão de alta da UTI.
Em julho de 2024, Fuad Noman anunciou que tinha um câncer conhecido como linfoma não Hodgkin. Em outubro, entre o primeiro e o segundo turno da eleição, o prefeito declarou estar curado da doença. No entanto, as internações se tornaram frequentes desde então.