- Até as 18h38min desta segunda-feira (6), segundo a CCR ViaSul, 45.618 veículos passaram pela freeway no pedágio de Santo Antônio da Patrulha, em direção à Capital
- Expectativa é de que mais de 65 mil veículos utilizem a rodovia para retornar do litoral até o fim do dia
Cuidados com o carro ao pegar estrada
A revisão do veículo é muito importante para se ter uma viagem tranquila e segura.
Para carros com manutenção do fabricante em dia, as medidas são simples. Caso contrário, a saída será a concessionária ou oficina de confiança.
Faróis desregulados ou queimados, pneus carecas e ausência ou não funcionamento de equipamentos básicos geram infração grave, com multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atenção com o abastecimento do veículo.
Se faltar combustível na estrada, a chamada "pane seca" é considerada infração média com quatro pontos na carteira.
Por fim, é fundamental conferir nível do óleo, pressão dos pneus, estepe, palhetas dos limpadores de para-brisa, faróis, lanternas, sistema de injeção e ignição, bateria, velas, cabos, filtros, correias e equipamentos obrigatórios.
Equipamentos obrigatórios
- Triângulo de sinalização, macaco e chave de roda: devem estar em bom estado e ser compatíveis com o peso e a carga do veículo. Fora das especificações determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o condutor terá multa e cinco pontos na carteira de habilitação e o carro será retido para regularização.
- Cinto de segurança: deve ser usado por todos os passageiros, inclusive os do banco traseiro.
- Rodas, pneus e estepe: precisam estar em boas condições de uso. Rodas descalibradas comprometem a estabilidade do carro e provocam desconforto ao condutor. A calibragem dos pneus deve estar adequada às especificações do fabricante. O pneu de reserva, ou estepe, também deve estar em boas condições e calibrado. Pneus lisos acarretam multa.