A reprovação dos brasileiros à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) é de 39%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (29) pelo jornal Folha de S. Paulo. A reprovação é equivalente à do presidente Jair Bolsonaro (36%), próximo à margem de erro, mas inferior à do Congresso (45%).
Foi a primeira vez que o Datafolha pesquisou a avaliação do STF na mesma escala dos demais Poderes. Por isso, não é possível saber se a reprovação ao tribunal cresceu ou diminuiu. Entretanto, é possível compará-la ao Executivo e ao Legislativo.
Outros 19% dos consultados avaliaram o desempenho do STF como ótimo ou bom. Para 38%, o tribunal é regular, e 4% não opinaram. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.948 pessoas nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios de todas as regiões do país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, segundo o Datafolha.
Em 2019, o STF derrubou a prisão após condenação em segunda instância, criminalizou a homofobia e abriu inquérito para apurar ameaças a ministros. Ainda, viu-se envolvido em uma questão de segurança quando o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou ter entrado armado na sede do STF para matar o ministro Gilmar Mendes.