Política

Serviço

Confira a programação pró e contra Lula em Porto Alegre nesta semana

A Capital terá vários atos e manifestações favoráveis e contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre esta segunda-feira (22) e o dia do julgamento de seu recurso, na quarta-feira (24)

GZH

Miguel SCHINCARIOL / AFP PHOTO

Na semana em que o  Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julga o recurso do ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva, Porto Alegre terá sua rotina alterada. Além de um grande esquema de segurança, estão previstas uma série de eventos e manifestações, tanto a favor quanto contra Lula, nos próximos dias. 

Confira os principais atos previstos:

A favor de Lula

Segunda-feira (22)

6h30min
Marcha da Via Campesina
Local: início na frente do antigo posto da Receita Estadual, na BR-116, próximo à ponte do Guaíba, com destino ao Anfiteatro Pôr do Sol

9h
Diálogos internacionais sobre a democracia
Local: auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi), na Rua Coronel Fernando Machado, 820, Centro

11h
Conversa com Ana Buarque de Hollanda
Local: Nossa Cara, na Rua Felipe Camarão, 677 

13h30min
Ato da Juventude em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato e de transferência da sede da UNE para Porto Alegre
Local: DCE da UFRGS

18h
Ato de juristas e intelectuais em defesa da democracia. Nomes confirmados incluem Celso Amorim (ex-ministro da Defesa) e Eugênio Aragão (ex-ministro da Justiça)
Local: auditório da Fetrafi

20h
Sarau das juventudes
Local: Acampamento dos movimentos sociais, no Anfiteatro Pôr do Sol

Terça-feira (23)

9h
Mulheres pela democracia e pelo direto de Lula ser candidato. Nomes confirmados incluem a ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa

10h
Inauguração da Tenda da Liberdade de Expressão e Diversidade Cultural com Lula. O espaço abrigará, ao longo do dia, manifestações culturais de diversos artistas, como a cantora Ana Cañas e o cantor Chico César.
Local: Largo Glenio Peres

14h
Ação global anti-Davos _ Contra o ataque neoliberal
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa

16h
Concentração para marcha e ato político cultural. Caminhada até o Acampamento da Resistência, no Anfiteatro Pôr do Sol. Lula é esperado, mas a presença não está confirmada
Local: Esquina Democrática, no Centro, até o Anfiteatro Pôr do Sol

Noite
Início da vigília para o julgamento, no Anfiteatro Pôr do Sol

Quarta-feira (24)

Todo o dia
Vigília e ato público no Anfiteatro Pôr do Sol

Contra Lula

Terça-feira (23)

18h
Ato em defesa da Justiça, promovido pelo Vem pra Rua
Local: Parque Moinhos de Vento

Quarta-feira (24)

18h
CarnaLula, organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), com a Banda Loka Liberal
Local: Parque Moinhos de Vento

 _____________________

Julgamento de Lula

Condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva terá sua apelação julgada pelo TRF4, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (24). A condenação é referente à denúncia na 13ª Vara Federal de Curitiba por supostamente ter recebido propina da construtora OAS em troca de favorecimentos à empreiteira em contratos na Petrobras. O suborno, no total de R$ 3,7 milhões, teria sido pago com a aquisição e reforma de um triplex no Guarujá (SP) e no custeio do armazenamento de seu acervo presidencial.

Os advogados pedem a absolvição do petista, alegando que a condução do processo por Moro foi "parcial e facciosa". Já o MPF recorreu à decisão de Moro por entender que o ex-presidente deve ser punido por três atos de corrupção em concurso material — instrumento jurídico pelo qual as penas são somadas — e não apenas um crime de corrupção e um de lavagem de dinheiro, como entendeu o juiz na sentença.

O ex-presidente será julgado pela 8ª Turma do TRF4, formada pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, relator do processo, Leandro Paulsen, presidente da Turma e revisor, e Victor Luiz dos Santos Laus. Estão previstas manifestações favoráveis e contrárias ao ex-presidente em Porto Alegre, e foi montado um esquema de segurança especial. Seja qual for o resultado do julgamento — condenação ou absolvição —, o processo não se encerra nesta quarta-feira, já que cabem recursos ao próprio TRF4.

Tour 360°

Arraste a imagem para explorar todos os ângulos e clique nas setas para navegar pelos diferentes ambientes. Se estiver usando um celular ou tablet, clique aqui para ter uma melhor experiência.

Está com problemas para visualizar? Clique aqui.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Hoje nos Esportes

17:30 - 18:50