Sebastião Melo (MDB), candidato à reeleição, e Maria do Rosário (PT) participaram nesta quinta-feira (10) de um novo debate promovido pela Rádio Gaúcha. O encontro, com três blocos, teve mediação da jornalista Andressa Xavier.
O debate em vídeo
O resumo
O debate ocupou o espaço do programa Gaúcha Atualidade e teve duração de cerca de duas horas. Durante os três blocos, Sebastião Melo e Maria do Rosário discutiram temas como prevenção a enchentes, educação, desenvolvimento econômico, saúde, transporte público, entre outros.
Além de assuntos escolhidos pelos próprios candidatos, os debatedores responderam a questões feitas por comunicadores do Grupo RBS (veja mais abaixo).
O debate em imagens
Bloco a bloco
Primeiro bloco
Todos fizeram uma manifestação inicial e, na sequência Maria do Rosário questionou Sebastião Melo (MDB) a respeito dos projetos para a melhoria da cidade. Em um debate de 4 minutos, eles apresentaram suas propostas sobre o tema.
Sebastião Melo
"Em relação ao transporte público, nós avançamos significativamente. Já são três anos sem aumento na tarifa, renovamos a frota com 400 novos ônibus e iniciamos a introdução de veículos elétricos, um marco relevante para modernização do transporte".
Na saúde investimos quase R$ 50 milhões, realizando 64 mil cirurgias, além de 14 mil consultas e exames. No entanto, o sistema de saúde é tripartite, e o governo federal precisa aportar mais recursos, porque a tabela do SUS é problemática.
Maria do Rosário
"A cidade não está tão bem como o prefeito tanto apregoa. Olhe para a sua própria vida. Quanto tempo você passa dentro de um ônibus? Quando sai do trabalho, quanto tempo leva até chegar em casa? E quantas vezes esse ônibus quebra no meio do caminho? Quantas vezes você chegou a uma unidade de saúde e não conseguiu o atendimento especializado de que precisava? A fila de espera na saúde aumentou 10 vezes mais. Isso é a realidade que a população enfrenta, e não podemos ignorar esses problemas", replica Maria do Rosário, se dirigindo à população do município.
Na sequência, a jornalista Rosane de Oliveira questionou os candidatos a respeito de projetos para a educação.
Maria do Rosário
"Eu vou começar a trabalhar com as escolas, priorizando a valorização dos professores e professoras através de jornadas pedagógicas, algo que hoje praticamente não acontece mais. É fundamental realizar um trabalho pedagógico intenso. Além disso, é extremamente importante melhorar a estrutura física das escolas. Pretendo começar pelas escolas que, de acordo com as avaliações, estão com mais dificuldades. Diferente do que o outro candidato propõe, eu quero iniciar o trabalho nas escolas que mais precisam de apoio, para que possamos fortalecer toda a rede municipal e garantir a aprendizagem como um direito de todos"
Sebastião Melo
"Reconheço o problema do Ideb de Porto Alegre, que não é uma questão apenas deste governo, vem de muito tempo. No entanto, este governo teve a capacidade de acolher 7 mil crianças de zero a cinco anos, algo que nunca havia sido feito antes. Ainda faltam 3 mil crianças, e o nosso compromisso é zerar essa fila. Equipamos melhor as escolas, aumentamos o atendimento em turno integral. Temos uma parceria muito importante com as escolas comunitárias, e os professores dessas instituições vão, gradualmente, receber salários equiparados aos dos professores da rede pública. Para resolver essa questão, acredito que precisamos de um pacto envolvendo professores, sociedade e governo."
Em seguida, o jornalista Elói Zorzetto perguntou para os candidatos a respeito de projetos para a melhoria da limpeza pública.
Sebastião Melo
"Esse é o primeiro desafio: conscientizar as pessoas. Desde 2011, há contêineres em 19 bairros, e agora, com uma nova licitação, vamos começar gradativamente a implementar um segundo contêiner exclusivo para lixo seco. Esse será um teste que começará pela zona central e entrará em vigor ainda este ano. Outro ponto importante é o combate aos focos de lixo, como em áreas de descarte irregular e outros locais críticos."
Maria do Rosário
"Eu vou retomar o programa Arroio Não É Valão, com foco na educação ambiental. Como deputada, sou uma das três únicas parlamentares que destinou recursos para projetos de educação ambiental e para estudos sobre saneamento e prevenção de cheias. Acredito que esse é um dos trabalhos mais sérios que podemos fazer junto à população. A educação ambiental será uma prioridade, juntamente com a recuperação das unidades de triagem e o fortalecimento da reciclagem. Além disso, vamos implementar uma política integrada de parques, praças e valorização das árvores, com um plano de replantio que tenha uma visão socioambiental."
Segundo bloco
O primeiro a perguntar foi Sebastião Melo. Ele indagou Maria do Rosário a respeito do transporte coletivo.
Maria do Rosário
"Perdemos muita qualidade no transporte coletivo. Já fomos referência, o melhor sistema do Brasil. A privatização da Carris foi um grande golpe contra o transporte público, e ela foi vendida a preço de banana. Além disso, mesmo nas áreas da cidade que não eram atendidas pela Carris, houve uma perda constante de qualidade. Eu quero recuperar e liderar a reestruturação da Metroplan, e vou defender a integração do transporte pela nossa Zona Norte, indo até Alvorada, para que tenhamos um sistema mais eficiente e acessível para toda a região."
Logo em seguida a candidata Maria do Rosário perguntou para Sebastião Melo a respeito da saúde na cidade.
Sebastião Melo
"A saúde avançou muito. Olhe, aumentamos de 279 para 390 equipes de saúde da família, o que é um avanço importante na atenção básica. Expandir o horário de funcionamento dos postos de saúde para a noite também foi uma conquista significativa. Além disso, criamos o Certa, o Centro de Referência do Autismo, e ampliar esse serviço é fundamental. Estamos defendendo a transformação do Centro de Referência Santa Marta em uma policlínica, para melhorar ainda mais o atendimento. Agora, a questão das filas na saúde não é só de Porto Alegre, é um problema do Brasil e do Rio Grande do Sul."
A jornalista Kelly Matos questionou os candidatos sobre como melhorar a vida dos moradores das periferias de Porto Alegre.
Sebastião Melo
"A maior parte da população mora na periferia, e para garantir acesso a serviços essenciais como luz, água e esgoto, precisamos regularizar áreas irregulares. Este governo conseguiu avançar na regularização, mas ainda há muito a fazer. Esse é um desafio enorme. A concessionária, no modelo que foi estabelecido, sempre aceita a tarifa social para quem está no Cadastro Único. Contudo, ainda existem dezenas de comunidades que não têm luz regularizada. Tivemos um programa assertivo que levou água a muitas áreas, como no Recanto do Gaudério, no Belém Velho e nos Dois Irmãos, na Zona Norte, que agora já têm água individualizada. Esse continua sendo um grande desafio."
Maria do Rosário
"O prefeito que fala contra a ocupação é aquele que não entregou os títulos de propriedade para as pessoas que têm esse direito. Eu votei a favor da lei que garante esse direito, e eu vou assegurar a propriedade para esses cidadãos, fazendo o que o prefeito Melo não fez. Quem não fez, prefeito Melo, não fará. Não se deixe enganar por promessas vazias. É só conversa fiada, e quem não fez no passado não fará no futuro."
O terceiro comunicador do Grupo RBS foi o jornalista Léo Saballa Jr. Ele questionou os candidatos a respeito da poda de árvores.
Maria do Rosário
"A culpa não é das árvores; é da falta de gestão. A SMAM foi desmontada, especialmente o órgão responsável por orientar como realizar o plantio. Temos biólogos capacitados para isso, e o manejo adequado das árvores é um conhecimento que vem de séculos. O senhor também transferiu a responsabilidade. Não há governo que tenha cortado mais árvores do que o governo Melo. Eu desafio qualquer agência de checagem a verificar quem realmente destruiu o Parque Harmonia, quem cortou árvores e entregou a responsabilidade de poda para a empresa privatizada de energia elétrica. Eu vou implementar corredores verdes em Porto Alegre."
Sebastião Melo
"Se dependesse da Maria do Rosário e de sua turma, nós não teríamos o Parque da Harmonia, que é um belo espaço de lazer. Não teríamos a Orla 3 e nem o Pontal do Estaleiro, porque essa é a visão que ela defende. Aliás, se dependesse da Maria do Rosário, até a Lancheria do Parque seria estatizada. Quero ressaltar que nós fizemos um novo viveiro na Lomba do Pinheiro, que estava totalmente destruído. Todas as árvores plantadas durante o nosso governo estão devidamente identificadas com chip. Atualmente, temos um passivo de 1,3 milhão de árvores na cidade. Não se resolve essa situação de uma hora para outra."
Terceiro bloco
Candidatos responderam sobre assistência social, urbanização e ações para o Centro Histórico.
A jornalista Giane Guerra questionou os candidatos a respeito dos planos para a urbanização da cidade.
Maria do Rosário
"Sou uma candidata que tem uma visão voltada para a qualidade de vida, e não acredito na construção de grandes espigões que, além de não contribuírem para melhorar a rede de esgotamento pluvial e cloacal, ainda fazem sombra nas casas das pessoas. Esse é um conceito totalmente diferente do que o atual prefeito defende. Eu sou uma candidata que não tem vínculos com esse ou aquele setor econômico; meu vínculo é com a população e com a qualidade de vida dos cidadãos."
Sebastião Melo
"O Parque Chico Mendes é um dos mais novos espaços do Mario Quintana. Ele estava destinado à privatização, e o povo aplaudiu quando investimos R$ 3 milhões nele. Hoje, as famílias estão fazendo piqueniques e aproveitando o parque, que está cercado, assim como o Parque Germânia. No entanto, eu não acredito que devemos cercar a Redenção ou o Parcão. É importante tratar esses espaços com cuidado, mas sem radicalismos."
O comunicador Antônio Carlos Macedo, do Grupo RBS, perguntou os candidatos sobre as diferenças que eles têm com seu respectivo adversário.
Sebastião Melo
"Acredito que temos dois projetos muito diferentes. De um lado, um projeto que aposta na prosperidade, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade, valorizando as parcerias. Do outro, há um projeto que eu respeito, mas não concordo, que busca recriar muitas estruturas públicas e defende a ampliação de conselhos."
Maria do Rosário
"O candidato já teve a oportunidade de governar, e os problemas continuam. Agora, em véspera de eleição, ele apresenta uma série de ideias, mas até as promessas são as mesmas: zerar vagas nas creches, atender as pessoas que estão na fila, garantir a melhoria do centro. Tudo isso é uma promessa que ele já fez e não cumpriu."
Por fim, cada candidato teve um minuto para apresentar suas considerações finais
Maria do Rosário
Obrigada pela oportunidade deste segundo turno de um debate olho no olho. O respeito entre as pessoas é fundamental, mas as ideias são diversas. Eu tenho um projeto diferente de mudança para Porto Alegre, com muita vontade de trabalhar e colocar a mão na massa para resolver os problemas que não foram resolvidos. A cidade precisa de mudança, e ela pode realizar essa mudança. Aqueles que votaram em Juliana Brizola e no doutor Tiago querem uma mudança. Aqueles que me conferiram o voto, a mim e a Tamyres, também querem a mudança. E aqueles que não foram votar, que estão desencantados com a atual gestão e com a política, podem ter certeza de que a cidade em que vivemos pode e vai melhorar. Precisamos de mais responsabilidade e menos transferência para terceiros do que temos feito até agora. A prefeitura deve estar presente não só na véspera da eleição, com soluções que não são mágicas, mas sim com trabalho e parceria, especialmente com o presidente Lula, a quem agradeço o apoio. E a você que nos acompanha, muito obrigada."
Sebastião Melo
"Quero agradecer os quase 50% dos votos que recebi, em meu nome, da Betina e da coligação, no primeiro turno. Dizer que o povo sabe o nosso jeito de governar, que é singelo, mas efetivo. Nós, juntos, no temporal de 2016, recuperamos a cidade, e o povo sabe disso. Juntos, em 2021, assumimos a cidade durante a pandemia e conseguimos recuperar Porto Alegre. E só há um caminho: juntos, faremos a recuperação da cidade neste momento dramático das cheias que atingiram o Rio Grande do Sul."
Análises e comentários
Leia aqui a opinião e as análises dos colunistas de Zero Hora.