A divisão da votação no primeiro turno das eleições municipais em Porto Alegre por regiões mostra amplo domínio de Sebastião Melo (MDB). O candidato à reeleição venceu nas 10 zonas eleitorais da cidade nessa primeira etapa do pleito.
O atual prefeito recebeu 345.420 votos (49,72%) e disputará o segundo turno, no dia 27, contra Maria do Rosário (PT), que teve 182.553 (26,28%).
Melo apresentou o melhor desempenho percentual na zona 112, que abrange bairros do centro-norte, como Jardim Lindóia, São Sebastião e Vila Ipiranga. Nesse setor, teve 54,07% dos votos.
O resultado de Melo neste ano foi melhor do que o verificado no pleito de 2020, quando ele venceu em seis das 10 zonas eleitorais no primeiro turno.
Áreas afetadas pela inundação
O segundo lugar ficou com Maria do Rosário em nove das 10 zonas eleitorais e teve o percentual mais próximo ao de Melo na 1ª zona, que inclui a região das Ilhas e a área central de Porto Alegre. A petista ficou com 34,89% dos votos nessa divisão e Melo com 41,26%. Essa parte da Capital foi uma das mais afetadas pela inundação de maio. A campanha dos principais adversários de Melo na eleição buscou responsabilizá-lo pelos estragos que a cheia causou na cidade.
Nas demais regiões atingidas pela enchente, como Humaitá, demais bairros do 4º Distrito e Sarandi, Melo venceu com maior folga.
Terceira candidata à prefeitura com mais votos no primeiro turno, Juliana Brizola (PDT), ficou na segunda colocação em uma zona eleitoral, a de número 161, que abrange o sul e o extremo sul da Capital.