Uma análise dos votos no primeiro turno da eleição para a prefeitura de Porto Alegre revela que a preferência por Sebastião Melo (MDB) ou por Manuela D’Ávila (PCdoB) dividiu geograficamente a Capital.
Enquanto o emedebista ficou em primeiro lugar em seis das 10 zonas eleitorais localizadas principalmente no norte e no sul da cidade, a adversária levou a melhor em outras quatro regiões localizadas em um eixo que começa nas ilhas e corta o município ao meio (veja o mapa abaixo). O terceiro colocado e candidato derrotado à reeleição, Nelson Marchezan (PSDB), não chegou à frente em nenhum local.
O melhor desempenho proporcional de Sebastião Melo ocorreu na 111ª Zona Eleitoral, onde somou 34% dos votos. Essa região engloba bairros de diferentes perfis socioeconômicos, como Humaitá, Passo D’Areia, Navegantes, Petrópolis, Mont’Serrat, Vila dos Industriários e Vila Farrapos (um mesmo bairro, porém, pode estar dividido em mais de uma zona de votação).
Nessa mesma região, Marchezan havia registrado seu melhor resultado no primeiro turno de 2016, com 42,5% da preferência do eleitorado. Agora, esse apoio se voltou principalmente em favor de Melo. O candidato do MDB também levou a melhor nas zonas 2, 112 e 158, todas localizadas no centro-norte ou na extremidade norte da cidade. A 2ª Zona Eleitoral é a mais central, se estendendo do Bom Fim até bairros como Moinhos de Vento, Floresta, São Geraldo e São João. Outras vão até Rubem Berta e Sarandi.
Um segundo flanco de votos do MDB se concentrou na ponta oposta da cidade: nos bairros do Sul e do Extremo-Sul. Ali, o partido obteve a maior fatia de votos em duas grandes zonas, a 160 e a 161, que incluem Ipanema, Tristeza, Cristal, Aberta dos Morros, Belém Novo e Belém Velho, Chapéu do Sol e Restinga, entre outros bairros.
As duas fortalezas eleitorais de Melo foram separadas por uma espécie de corredor vermelho de Manuela D’Ávila. A candidata do PCdoB terminou o primeiro turno com mais votos em uma faixa que se inicia nas ilhas, avança por Centro, Cidade Baixa, Menino Deus (2ª zona), se espalha um pouco ao sul para Glória, Medianeira, Teresópolis, parte de Belém Velho (114ª), segue em direção ao Leste por Jardim Botânico, Bom Jesus, Jardim do Salso e Partenon (113ª) até Morro Santana, Agronomia e Lomba do Pinheiro (159ª).
Na eleição de 2016, o candidato que acabaria eleito, Nelson Marchezan, também conquistou seis zonas eleitorais no primeiro turno, contra quatro de Sebastião Melo. Naquele pleito, o emedebista teve seu melhor desempenho proporcional em uma faixa no norte que congrega os bairros Mario Quintana, Rubem Berta e Sarandi — e onde confirmou sua performance neste domingo (15).